25 de fevereiro de 2021

Vocabulário em tempos de Covid

Temos experimentado tempos realmente difíceis, repletos de perdas, e, com eles, além de buscarmos manter a paz interior é preciso também nos ambientar com o vocabulário trazido por essa pandemia. Para hoje, escolhi algumas palavras que têm sido muito pronunciadas ultimamente. São elas: o substantivo feminino “cepa” e os substantivos masculinos oxímetro e álcool 70.

CEPA

Primeiramente, a vogal “e” do substantivo feminino “cepa” possui o timbre fechado. Então, a pronúncia “cépa” está incorreta e precisa ser evitada. Mas, afinal, o que significa “cepa”? Há, pelo menos, seis acepções no dicionário, seis significados para a palavra “cepa”. Aqui, no entanto, vamos analisar o sentido que mais se tem escutado nos noticiários e na mídia em geral. “Cepa. s. f. 06. Microbiologia. Grupo de microrganismos de uma determinada espécie”. Escolhi um exemplo para ilustrar onde consta o substantivo “cepa”, e esse exemplo foi colhido de uma reportagem que circulou na internet há alguns dias. “Por que a variante mutante de coronavírus do Amazonas intriga cientistas? Ainda não se sabe se a nova cepa de coronavírus identificada no Estado agrava a covid-19.”

OXÍMETRO 

Esse utensílio tem acompanhado muitas pessoas em tempos de covid, mas você sabe do que se trata e para que ele serve? Vejamos o que o dicionário no diz. “Oxímetro. s. m. Instrumento com que se faz a oximetria, isto é, a determinação do grau de saturação de oxigênio no sangue”. Sendo assim, o oxímetro tem o objetivo de verificar como o coração está bombeando oxigênio pelo corpo. E que o oxigênio, bem tão essencial e precioso, chegue a todos os lares e hospitais de nosso país

ÁLCOOL 70

Existem outros tipos de álcool além do álcool 70, mas por que esse tipo tornou-se uma verdadeira “vedete” em tempos de covid-19? A diferença é que o álcool puro evapora mais rapidamente do que o álcool a 70% e, se evaporar rapidamente demais, não dará tempo para matar o coronavírus, por exemplo. Outra informação pertinente é que o álcool a 90%, pelo fato de ter menos partículas de água em sua composição, não é ideal no combate ao coronavírus. O álcool a 70%, no entanto, contém mais água em sua estrutura e não só limpa, mas também tem ação antibacteriana. Vamos ver o que isso significa? “Antibacteriano. Adjetivo. Farmacologia. Que ou o que impede ou inibe o desenvolvimento de bactérias (diz-se de agente ou substância)”. Uma vidraça, por exemplo, pode ser limpa com álcool 90, mas, notem, ele não tem a propriedade de desinfectar como o álcool 70. Observem que é todo um vocabulário específico da área da saúde, mas que, diante das circunstâncias, é bom que tenhamos, pelo menos, uma noção para cuidar da nossa própria integridade e do bem-estar de quem nos rodeia.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email