Pesquisar
Close this search box.

Viva aos 117 anos!

Viva aos 117 anos!

Em, 02 de janeiro de 2019 escrevi algumas linhas homenageando os 115 anos do Jornal do Commercio, e agora aqui estou fazendo parte dessa equipe há dois anos e extremamente grata por poder contribuir para a formação em língua portuguesa de meus leitores. Ser articulista de um jornal centenário e de grande responsabilidade para com o desenvolvimento da Amazônia, saibam, é um grande privilégio.

LEGADO

Há, em dicionários de língua portuguesa, algumas definições para esse vocábulo, mas nos concentraremos em uma delas. “Legado. s.m. Fig. Aquilo que alguém transmite a outrem, que uma geração, escola literária etc transmitem à posteridade etc”. E foi justamente com um legado valoroso que o presidente (in memoriam)do Jornal do Commercio, Dr. Guilherme Aluízio de Oliveira Silva, agraciou toda a sociedade amazonense com esse espaço de informação idônea; atual; diária e sempre buscando conhecimento, ilustração, notícia.

117 X 117.º

Estamos diante de um número ordinal e outro cardinal, isto é, 117 e 117.º, respectivamente. O que quero dizer é que temos duas opções para nos reportar a mais essa data significativa para o Jornal do Comércio. Vejamos os exemplos. 1. “Comemora-se com grande júbilo os 117 anos de um dos mais antigos jornais do Brasil”. 2. “O 117.º ano do Jornal do Commercio foi lembrado na edição de hoje”. Mas e como escrever por extenso esses dois números? Quanto ao ordinal acredito não restar dúvidas, mas e quanto à escrita do número cardinal “117.º”? Acompanhem. Escreva “centésimo décimo sétimo”.

BONS AUGÚRIOS

Eu usei essa palavra como título do meu artigo de fim de ano, e cá ela está de volta povoando de energias positivas e desejando cada vez mais sucesso para esse periódico que já faz parte do quotidiano de muitas pessoas e tem sido passado de geração em geração. “Augúrio. s. m. prognóstico, presságio, auspício”. Viva os 117 anos de excelentes serviços! Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar