Pesquisar
Close this search box.

Viúvas de ex-combatentes têm direito a receber valor integral da aposentadoria

Todas as viúvas de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, que foram aposentados pelo antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões ou pela antiga Caixa de Aposentadorias e Pensões, têm direito a receber suas pensões no valor integral ao da aposentadoria que era concedida aos respectivos maridos. Esse foi o entendimento da Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou agravo regimental em recurso especial interposto pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
O INSS foi contrário à concessão do montante integral da aposentadoria do marido para uma viúva de Pernambuco, com o argumento de que, a pensão a ser concedida, deveria “ter valor mantido e reajustado de acordo com o regime geral da legislação da Previdência Social”.
O instituto ressaltou, ainda, que o fato do ex-combatente ter conseguido a pensão especial com base na lei 4.297/63 – que dispõe sobre as prestações de institutos ou caixas de aposentadoria para ex-combatentes – pode ser considerado “irrele­vante”, uma vez que tal direito de reajuste foi revogado pela lei 5.698/71 – referente às prestações devidas a ex-comba­tentes segurados da Previdência Social.
O STJ, no entanto, destacou que embora o valor das aposentadorias concedidas aos segurados e ex-combatentes tenha sido vinculado aos limi­tes estabelecidos na legislação comum da Previdência, a partir da vigência da Lei 5.698/71, tal legislação apresenta uma ressalva: no caso de ex-combatentes aposentados, cujos requisitos para aposentaria tenham sido preenchidos nas condições vigentes à da lei revogada, essa regra só poderá ser aplicada em relação a futuros reajustes.
O relator do processo no STJ, ministro Arnaldo Esteves Lima, afirmou que a jurisprudência do tribunal é firme em relação e essa questão. O ministro destacou interpretação idêntica adotada recentemente pelo STF (Supremo Tribunal Federal), segundo a qual deve ser aplicada, sempre, a legislação vigente ao tempo da aquisição do direito ao benefício previdenciário da pensão por morte.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar