Pesquisar
Close this search box.

Visão & Motivação – Entrevista, a hora “H”

Freqüentemente sou convidado a efetivar e preparar processos seletivos, nestes processos de recrutamento e seleção o caminho a ser percorrido pelos candidatos é cada vez mais extenso e competitivo. Entretanto os participantes destes processos, continuam a incorrer nos mesmos erros do passado, independente de qualquer fator ou fundamento avaliativo.
Candidatos dos mais distintos perfis, grau de escolaridade ou qualquer outro indicativo como pré-requisito, esbarram em circunstancias corriqueiras, impregnados por discursos vazios, erros grotescos de português ou ainda, comportamentos extravagantes e descabidos para o momento da entrevista de emprego, daí o enorme número de candidatos inaptos ou reprovados.
Apresentaremos a seguir algumas sugestões para se obter sucesso durante a entrevista de emprego, conseqüentemente abrir as portas para carreira profissional.

Aproveite a oportunidade
A grande oportunidade está diante de você, é neste momento que você deve convencer o interlocutor, que “você” é a pessoa certa para vaga, perfeita para o cargo. É hora de você vender o seu peixe (know how), destacar suas potencialidades, valores, objetivos e metas.
Hora também de avaliar se a empresa é ideal para seus objetivos profissionais. Alguns especialistas em recursos humanos, “headhunter”, afirmam que as decisões para contratação, ocorrem nos primeiros minutos da entrevista e, depois passam o resto do tempo se convencendo qual a melhor decisão.

Entrevista: uma via de mão dupla
Existe um descompasso entre o que as empresas esperam dos candidatos e o que elas apresentam nas entrevistas; não depende somente de sua alta performance, depende também da atuação do entrevistador. O mercado está repleto de entrevistadores despreparados, onde a maioria tira conclusões precipitadas.
Em muitos casos os entrevistadores são extremamente agressivos na hora de testar o raciocínio e a criatividade dos candidatos.
Vale ressaltar que a avaliação pode acontecer de várias maneiras, desde sua entrada na empresa, você já está sendo avaliado seja através de sua comunicação, aperto de mão, vestuário adequado, maquiagem, postura ou conteúdo.
Portanto, é fundamental se preparar para tudo, inclusive para surpresas, esteja pronto. Prepare-se para evitar gafes antes da entrevista, porém imprevistos acontecem, se ocorrer aproveite a oportunidade para mostrar sua habilidade com o inusitado.

Será que você está pronto?
A maioria das empresas acha que não.Grande parte dos candidatos chega com o script pronto, decorado, ensaiam horas diante do espelho, um discurso com palavras e adjetivos que muitas vezes nem sabem o que estão dizendo.
Preocupam-se com gestos, roupas e respostas programadas. Conclusão: Este comportamento torna o “candidato’ artificial.

Preparando para estar preparado.
Pesquise a futura empresa.
Qual o tempo de atuação no mercado?
Quais os produtos ou serviços oferecidos?
Qual o nº de colaboradores?
Quais os principais concorrentes?
Qual o faturamento?
Qual a possibilidade de crescimento?

Como se preparar para entrevista de emprego?
Utilize: Internet, catálogos, atuais colaboradores e ex-colaboradores.
Revise e Estude cuidadosamente seu currículo.
Esteja pronto para explicar cada item, positivo ou negativo
Cada momento, conquistas e fracassos que realizou.
Use exemplos e se necessário números.
Não queira ser o que você não é na realidade.
Seja transparente e honesto, seja você mesmo -espontâneo.
Sua argumentação depende do conhecimento . Conhecimento se adquire, “ prepare-se”, esta é a grande lição de casa.
Utilize argumentos fortes e de conteúdo.

Foco da Semana:
“Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram tentaram”.
         Autor. Desconhecido

Up & Na berlinda:
Up!
•Amazon Beauty fair.
Comentário: Realizada nos últimos dias 4 e 5 a mesma se consolidou como um fenômeno de suce

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar