Pesquisar
Close this search box.

Visa Manaus realiza fiscalização em panificadoras

https://www.jcam.com.br/1405_VISAMANAUS.jpg

A equipe da Vigilância Sanitária de Manaus (VISA Manas), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fiscalizou nesta terça-feira (14), estabelecimentos do setor de panificação na capital. De acordo com a gerente de Produtos e Serviços da Visa, Nilza Negreiros, as equipes foram escaladas por região. As fiscalizações foram feitas após denúncias recebidas pela Vigilância Sanitária.

Pela manhã foram realizadas fiscalizações em 3 padarias, uma delas já havia encerrado suas atividades, outras duas foram autuadas por serem encontradas diversas irregularidades, uma delas não tinha licença sanitária atualizada, e a outra nunca havia feito a licença sanitária. Além disso, haviam produtos alimentícios sem rotulagem e impróprio para consumo. “Encontramos queijo coalho estragado, polpa de tucumã em recipiente inadequado, 500 g de castanha de caju sem procedência e mal armazenada, além também de panelas amassadas”, informou Nilza.

A tarde a fiscalização seguiu pelos bairros de Manaus, porém, apenas uma padaria foi interditada. O estabelecimento fica na Avenida Constantino Nery. O local foi interditado por conta da falta de higiene. “Na padaria tinha muita sujeira, funcionários trabalhando sem uniforme, de chinelo, tudo de qualquer jeito, não tinha as mínimas condições de trabalho”, comentou a gerente da Visa.

As fiscalizações seguiram ainda nos bairros São Jorge, Glória, Dom Pedro, Redenção e Alvorada. Foram encontradas três panificadores que encerraram as atividades no D. Pedro, no Alvorada e na Glória. Duas foram autuadas por falta de documentação no bairro São Jorge e Redenção, contudo, em ambas não foram encontrados riscos ao consumidor.

Segundo Nilza Negreiro, a operação vai ser intensificada até o final do ano. “Essa fiscalização é necessária porque visa resguardar a saúde da população e melhorar a qualidade dos serviços prestados por esses estabelecimentos. Quando há fiscalização há também a diminuição de ocorrências de doenças causadas por bactérias, então é necessário fazermos esse trabalho”, declarou.

A gerente deixa ainda um alerta para a população, que tenham atenção na hora de procurar um local para se alimentar. “As pessoas precisam estar atentas, ver se o local é limpo, se os funcionários estão uniformizados, se o estabelecimento possui licença sanitária, porque a licença precisa estar em local visível”, pontuou Nilza.

O disk denúncia da Vigilância Sanitária é o 0800-092-0123.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar