Pesquisar
Close this search box.

Vila Velha

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1SEM/02Fevereiro/31/DESTINOJC(Foto-VitorJubini).jpg

Quando se pensa em turismo no Espírito Santo, o primeiro destino que vem à mente é, claro, a capital Vitória. Mas não é bem por aí. A capital capixaba tem os seus encantos turísticos, mas o que deixa o turista de boca aberta está a sete quilômetros de distância e ligada por três pontes: Vila Velha, o município mais antigo do Estado, a segunda cidade mais populosa e uma das mais procuradas por turistas de todo o Brasil.

A ligação fácil com a capital, é com certeza um ponto positivo para esse fluxo turístico. Para começar, uma dessas pontes já é um dos pontos turísticos da cidade. A Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça é a maior obra já realizada pelo Espírito Santo e uma das maiores do Brasil. Tanto que é tratada como cartão postal de Vila Velha e, logo de cara, oferece um belo visual ao turista na chegada da cidade.

Mas é nas praias que o turista se entrega de vez aos encantos capixabas. Afinal, a cidade tem nada menos que 32 quilômetros de praia, muitas delas classificadas como as melhores e mais belas do Espírito Santo. A Praia da Costa, no centro da cidade, é a primeira a impactar o visitante. Perfeita para o banho e aconchegante com sua areia grossa de grãos dourados. E ainda servida por um calçadão com ciclovia e infraestrutura com tudo que o turista gosta, de bons hotéis a restaurantes.

Já os moradores de classe alta de Vila Velha preferem a Praia de Itapuã, onde podem, além do banho, desfrutar de esportes para todos os gostos. Uma larga e extensa faixa de areia abriga todas as competições folgadamente. E ainda tem a vantagem de ser um dos principais pontos de pesca de arremesso. Quem esperar o cair da tarde, pode voltar com um belo pescado para o jantar.

A Praia de Itaparica, também próxima do Centro; a Praia da Baleia, que é uma das mais limpas do Brasil, mas que é banhada por fortes ondas que afastam boa parte dos turistas; e a Praia da Barra do Jucu, mais afastada da agitação e originada de uma vila de pescadores que conserva sua arquitetura rudimentar, são pontos de muita atração para quem curso sol e mar.

A história, porém, está muito presente em Vila Velha. O convento Nossa Senhora da Penha, construído em um penhasco com 154 metros de altura, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade de Vila Velha e da capital Vitória, é um dos pontos históricos. Começou a ser construído em 1558, sendo um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.

E como não citar o Farol de Santa Luzia. Construído com placas trazidas diretamente da Escócia, a torre metálica de 12 metros de altura foi inaugurada por D. Pedro II em 1871. O Farol ficou fechado para reformas durante anos. Hoje só entram ali 25 pessoas por vez com permanência de 20 minutos. Mas vale a pena. A vista pode render belas fotos.

AVIESP CONFIRMA

A 42ª edição da Aviesp Expo, que acontece nos dias 20 e 21 de março, das 13h às 18h, no Centro de Eventos do Monte Real, em Águas de Lindóia, anuncia alguns dos destinos que estarão presentes no evento. Direcionada ao público composto por compradores e tomadores de decisão das principais agências de viagens, operadoras emissivas e receptivas, a Aviesp apresenta uma oportunidade para que os estados possam demonstrar o seu potencial turístico. Os destaques deste ano ficam por conta dos mega stands da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

BLUE TREE INVESTE

A Blue Tree Hotels investe cada dia mais em tecnologia. Depois de promover uma série de implantações modernas e inovadoras, como o web check-in por reconhecimento facial, a rede anuncia novidades para agilizar e aprimorar os seus serviços, agora focados em processos internos de recrutamentos. A rede hoteleira introduziu a intuitiva plataforma on-line “Recrutamento Inteligente”. A ferramenta, que funciona na rede hoteleira desde julho de 2019, já conta com quase 8.000 currículos cadastrados. O sucesso foi de imediato, já que o programa proporcionou mais de 60% de ganho de tempo.

DE VOLTA AO MAR

Crédito: Divulgação

Nas últimas semanas, 15 tartarugas reabilitadas foram devolvidas pelo time do SeaWorld Rescue ao Oceano Atlântico em Canaveral National Seashore, na Flórida. Um grupo de 29 tartarugas marinhas foi resgatado em New England após sofrer de hipotermia. Posteriormente, os animais foram levados até Orlando onde receberam cuidados e tratamento especializado. Dez das tartarugas reabilitadas são da espécie tartaruga-de-kemp, ameaçada de extinção. As outras cinco são tartarugas-verde, também classificadas como ameaçadas e que agora nadam livremente no oceano.

NOVAS ESTRATÉGIAS

Crédito: Divulgação

O Circuito Litoral Norte de São Paulo reuniu com representante da CVC para definir novas estratégias de aproximação das cinco cidades integrantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) com o público da empresa. A primeira rodada de negócios 2020, realizada pelo consórcio turístico, em parceria com a maior operadora de turismo das Américas, está prevista para ocorrer no dia 15 de abril, em Caraguatatuba, visando contato direto de seus representantes com o trade regional, o que deve facilitar o cadastro de novos fornecedores e a troca de informações.

BOLSA ADIADA

A Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, que seria realizada de 11 a 14 deste mês, foi adiada para os dias 27 a 31 de maio, atendendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral de Saúde de Portugal, que implementou um plano de contingência para o Corona-vírus. Nesse sentido, a Fundação AIP, organizadora do evento, emitiu comunicado a todos os seus expositores, parceiros e visitantes. E ainda implementou um Plano de Contingência no Contexto do COVID19, que integra as medidas e procedimentos indicados por estas entidades.

NOSSO CAMINHO

Crédito: Divulgação

Inspirado no “Caminho de Compostela”, o “Caminho pro Interior” já começa a ser muito procurado pelos brasileiros. Com 400 quilômetros de extensão, ele liga 18 municípios e 4 distritos da região do Circuito das Águas Paulista e do Sul de Minas Gerais em uma nova rota turística e de peregrinação ao longo da Serra da Mantiqueira. Idealizado por Kate Jeremias e inicialmente estruturado por mais quatro mulheres, o roteiro é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e tem como objetivo dar ênfase nas belezas naturais e históricas das regiões. É o caminho brasileiro.

APOIO A JPA

A diretoria da ABIH-PB irá fazer a apresentação do JPA Live Travel Experience para os seus associados no dia 23 de março, no Hardman Praia Hotel, em João Pessoa. A feira de Turismo será realizada nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da capital paraibana. O evento já vem recebendo apoio de diversas entidades do trade turístico paraibano e nacional. Na semana passada, a presidente da ABIH-PB, Manuelina Hardman, fez a apresentação do projeto ao presidente da Fecomércio – Federação do Comércio e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar