Pesquisar
Close this search box.

Vigilância reforçada no interior

Divulgação

Com um investimento de R$ 13 milhões, sete municípios do Amazonas vão receber um sistema de radiocomunicação para reforçar o combate ao narcotráfico e aos crimes ambientais. O aporte é fruto de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas e da Operação “Hórus”. O sistema será implantando nos municípios de Coari, Iranduba, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. A instalação dos equipamentos é executada pela Secretaria de Operações Integradas, do MJSP, com o Exército Brasileiro, e a previsão de entrega é de quatro meses. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, os equipamentos vão facilitar a comunicação entre o policial e a sede do município ou mesmo com a capital amazonense. “Nosso policial, quando se desloca para um desses municípios, com 15 minutos de barco ou quatro quilômetros percorridos já perde a comunicação. Esse sistema vai possibilitar que nós, aqui de Manaus ou dos municípios próximos, possamos dar apoio a ele”, diz ele.

ON LINE

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, e para evitar aglomerações nas lojas físicas, a 14ª edição do Dia Livre de Impostos ocorreu de forma on-line em diversas capitais do Brasil. Em Manaus, dezenas de estabelecimentos comerciais participaram da ação, ofertando produtos sem a cobrança dos impostos.

SUCESSO

A ação, de iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, e coordenada por membros da entidade no Estado, atingiu mais de um milhão de acessos no site oficial da campanha. De acordo com o coordenador Estadual da CDL Jovem Amazonas, Luiz Eduardo Leal, mais 300 produtos foram ofertados aos consumidores durante todo o DLI.

MAPA VIVO

Neste mês de junho, o Mapa Vivo de Obras completa um ano de implantação. De iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, a ferramenta de gestão é apontada como uma das mais eficazes do País, sendo disponibilizada ao público para acompanhar o andamento de todas as obras do governo estadual na capital e no interior. Este sistema está inserido na plataforma “e-Obras”.  

REABRIU

Desde a última segunda-feira (01), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas iniciou o agendamento para atendimento de serviços presenciais que começarão no próximo dia oito. Em menos de quatro dias, quase 100% das mais de 15 mil vagas disponíveis foram preenchidas.

INVESTIMENTOS

Com três editais de fomento lançados ao longo do último mês, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural, vem beneficiando o setor produtivo da pesca e da agricultura familiar no estado durante a pandemia de Covid-19. O primeiro, no dia 14 de maio, foi o edital de Chamamento Público para aquisição de 85 kits de casas de farinha para 29 municípios do interior. No dia 26, foi a vez do edital de fomento e apoio à pesca artesanal, com a doação de 125 kits para os pescadores. E, na última terça-feira (02), o governador Wilson Lima lançou o edital para aquisição de 210 kits de material para apoio à piscicultura.

APROVADA

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, reunido na 15ª sessão ordinária 2020 (8ª sessão virtual), aprovou nesta quarta-feira (03) as contas da Unidade Gestora de Projetos Especiais referentes ao ano de 2016. A UGPE é o órgão responsável pela execução, fiscalização e o acompanhamento das intervenções do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus. As contas julgadas regulares têm como ordenador de despesas no período o engenheiro civil Marcellus José Barroso Campêlo.

SUCESSO NACIONAL

A inspiração está nas pequenas coisas da vida. Prova disso é que, observando os pássaros sobrevoarem o pátio do Colégio Amazonense Dom Pedro II, a estudante Alexandra de Paula Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio, motivou-se a escrever o texto “Por uma peônia”, um dos trabalhos selecionados para compor a antologia “Parem as máquinas”, do Selo Off Flip, de Paraty (RJ). A jovem, ao lado de dois colegas e do gestor da unidade de ensino, são alguns dos amazonenses a emplacarem obras autorais na coletânea, que será lançada no mês de setembro.

PERMISSÃO

O estado do Amazonas, a partir dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e parte de Tapauá, que fazem parte do Bloco I, em cumprimento ao Plano Estratégico 2017-2026, do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, recebeu a permissão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para o trânsito de bovinos e bubalinos para os estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

FRASES

“A superação da violência doméstica e familiar contra a mulher é um desafio enorme para toda a sociedade, em especial para os órgãos de segurança e o Sistema Judiciário, que precisam estar atentos para coibir e punir os agressores e oferecer proteção às vítimas.” Carla Reis, desembargadora

“O rol de pessoas vulneráveis do ponto de vista econômico não se esgota nos beneficiários de bolsas”. Eduardo Braga (MDB), senador

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar