Pesquisar
Close this search box.

Vigilância nunca é demais

Vigilância nunca é demais

O Ministério da Saúde publicou uma atualização do Guia de Vigilância Epidemiológica, com a finalidade de garantir a manutenção do sistema de vigilância de influenza e de outros vírus respiratórios existente no país, com ênfase na vigilância da Covid-19, em razão do atual cenário de pandemia. O documento define ações de nivelamento de dados e de investigações executadas pelas equipes da vigilância epidemiológica. Em Manaus, a equipe de investigação epidemiológica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde coordena a investigação epidemiológica de todas as doenças de notificação compulsória imediata, dentre essas a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O Cievs/Manaus compõe a rede nacional de alerta e respostas às emergências em saúde pública, funcionando como sentinela para a identificação precoce de agravos, que possam representar ameaças epidemiológicas. Do início da pandemia até agora foram notificados 110.952, sendo 37.637 confirmados por laboratório, 55.839 descartados, e 11.504 recuperados. Nesse período foram registrados 3.489 óbitos, sendo 2.068 confirmados em decorrência da doença, havendo necessidade de qualificar os demais óbitos, para haver um panorama mais real do comportamento da Covid-19 em Manaus.

ABORTADO

O governador Wilson Lima (PSC) abortou ontem um movimento que pretendia afastar do cargo a delegada geral de Polícia, Emília Ferraz, e colocar no lugar dela um representante da chamada “banda podre”. A profissional conseguiu a proeza de ter seu trabalho defendido por membros da situação e da oposição na Assembleia Legislativa. É a primeira mulher a ocupar a função.

A VOLTA

Após cinco meses da adoção exclusiva dos meios eletrônicos para atender os contribuintes durante o período crítico da pandemia, a Procuradoria Geral do Estado retomou o atendimento presencial na sede do órgão. O retorno observou todas as normas de segurança necessárias para evitar a propagação do novo coronavírus, incluindo o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e a observação do distanciamento entre as pessoas.  

URBANISMO

Mais de 4.500 atendimentos on-line e presenciais com agendamento foram realizados no regime de teletrabalho determinado pela Prefeitura de Manaus, conforme o Decreto 4.789, publicado no Diário Oficial do Município, em razão do combate à pandemia do novo coronavírus, no Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

INTERNACIONAL

Controlar a dor em pacientes oncológicos, decorrente de tumores, utilizando tecnologia baseada em laser. Essa técnica, conhecida como laserterapia, é oferecida aos pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, e foi destaque na revista científica “Brazilian Journal of Health Review” no final do último mês de julho.

MARAÃ

Na região do rio Japurá está localizado Maraã, onde a pesca, nas modalidades artesanal e manejada, é a principal fonte de renda dos agricultores familiares. São cerca de 2,1 mil agricultores trabalhando com a atividade no município, distante 634 quilômetros de Manaus, com uma produção anual de 9,2 mil toneladas de pescado. É hoje a maior produção do Amazonas.

FINANCIAMENTO

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas disponibilizou ao trade a cartilha Linhas de Financiamento. A publicação é direcionada aos empresários do setor e reúne o passo a passo para acesso a oito linhas de crédito financeiro oferecidos por agências, instituições e programas estaduais e federais. Além do objetivo de cada linha de crédito, a cartilha informa quem pode obtê-las, os limites financiáveis, taxas, prazos e documentações exigidas, entre outras informações. A cartilha está disponível apenas de forma on-line e pode ser acessada no site da Amazonastur: www.amazonastur.am.gov.br.

TRABALHO INDÍGENA

A Fundação do Estadual do Índio e o Instituto Nacional de Seguridade Social assinaram um Termo de Cooperação Técnica visando dar celeridade às solicitações dos serviços previdenciários dos trabalhadores rurais indígenas. A partir da assinatura do termo, o INSS irá disponibilizar seus sistemas para que a FEI possa recepcionar os requerimentos dos segurados indígenas no Amazonas.

contribuintes

ALVARÁ

A Prefeitura de Manaus alerta que os contribuintes da Taxa de Verificação de Funcionamento, o Alvará 2020, têm até a próxima sexta-feira (14) para quitar a taxa deste exercício, em cota única, com o desconto de 10%. As notificações de lançamento com as guias para pagamento foram emitidas via Correios, mas também estão disponíveis para consulta e impressão no portal do Manaus Atende (http://manausatende.manaus.am.gov.br).

FRASES

“Após meses de reflexão, ao lado da minha família e amigos mais próximos, chegamos à decisão de não concorrer ao pleito de 2020.” Hiram Nicolau (PSD), vereador de Manaus

“Situação e oposição têm que conviver pelo bem do Estado.” Belarmino Lins (Progressistas), deputado estadual

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar