Pesquisar
Close this search box.

Vietnã, o destino do futuro

Vietnã, o destino do futuro

Quando essa loucura causada pela pandemia de Covid-19 passar definitivamente, um dos pontos turísticos que certamente vai atrair os olhares dos viajantes será o Vietnã, país que tem tudo para entrar na rota do turismo mundial e ser um dos destinos mais visitados no Sudeste Asiático.

Oficialmente, os órgãos de turismo vietnamitas registraram antes da pandemia um aumento de 14% no fluxo de turistas. O que representa expressiva cifra de 15 milhões de visitantes a mais. E tudo indica que a situação será a mesma quanto os viajantes voltarem ao ritmo normal.

E são muitos os atrativos que levaram cada vez mais pessoas ao Vietnã. Tais como a diversidade cultural, que combina séculos de história local, chinesa a francesa. Arrozais infinitos, praias paradisíacas e paisagens naturais entre as mais belas do Mundo, como a Baía de Há-Long, além de diversificado turismo de compras aliado a gastronomia incomparável.

Visitar o Vietnã é começar por Saigon, que tem Ho Chi Minh como nome original. É a cidade mais vibrante e dinâmica do local. Entre visitas obrigatórias está o prédio central dos Correios, construído nos anos finais do século XIX, bem em frente a réplica da Catedral de Notre Dame.

E tem ainda o Museu dos Crimes de Guerra, o Palácio da Reunificação e o Museu das Medicinas Tradicionais. E claro, não deixar de passar pelo mercado de Bem Thanh, considerado o ponto mais central da cidade.

Distante 100 quilômetros de Saigon está a cidade e Bem Ter, uma das mais importantes e onde está a maior plantação de arroz do Vietnã. É uma região exuberante, cheia de coqueiros, lagos e árvores frutíferas. Povoada por pescadores, que cortam os rios da região em barcos ou pequenas canoas sempre carregadas de frutas.

Visitar o Vietnã sem conhecer sua costa é um desperdício. O melhor ponto para desfrutar do sol e do mar é Nha Trang, onde se encontram as praias de Doc Let, Bai Dai e Bai Duong. É preciso ainda percorrer os arredores e conhecer as cascatas de Yang Bay e Ban Ho.

E na região central do Vietnã se encontram vários locais considerados patrimônio da humanidade, com o Parque Nacional de Phong Nha-Ke, onde está a maior caverna do Mundo, a cidadela imperial de Hue, o bairro antigo de Hoi An e o Santuário de My Son.

Quando a pandemia for definitivamente considerada sob controle, visita este país é uma ótima oportunidade para acabar com certo preconceito criado pelos filmes de guerra. O Vietnã é um país pacifico e acolhedor.

PREVENÇÃO

Na semana que antecede o feriado de aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, e o da cidade de Santos, no próximo dia 26 de janeiro, o atual prefeito eleito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira (MDB), conhecido como Rodrigão, deu entrevista à rádio Rádio América junto com seu vice, Dr. Mazinho, e seguindo os dados do crescimento de casos de Covid-19 na região sul de Minas Gerais da Covid-19, decretou fechamento total do comércio em Monte Verde e do trânsito livre de pessoas em Camanducaia a partir do meio dia dessa segunda feira, dia 18 de janeiro.

LIXO ZERO

Localizado no Litoral Norte de São Paulo, em meio a um cenário de total integração com a natureza, o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel foi um dos vencedores do Prêmio Lixo Zero 2020, na categoria “Certificação do Ano”, em reconhecimento às práticas sustentáveis adotadas pelo empreendimento. A premiação aconteceu no último dia 23, com transmissão ao vivo pela internet. O Ilha de Toque Toque foi o primeiro hotel do país a receber uma certificação oficial Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil, organização associada à Zero Waste International Alliance.

LIBERADO

Donald Trump revogou, antes de passar o cargo, a restrição que impedia viajantes internacionais com origem ou passagem por determinados países a ingressar em seu território. A medida, em vigor desde maio de 2020, será suspensa no próximo dia 26 de janeiro e permitirá a entrada de viajantes brasileiros, britânicos, irlandeses e de cidadãos do espaço europeu de Schengen nos Estados Unidos. Todos deverão comprovar resultado negativo em teste para covid-19. O teste deve ser feito três dias antes da viagem. Resta sabe se o novo presidente vai manter essa decisão.

DESAFIO

Depois de quatro anos à frente da Reed e promovendo a WTM Latin America, Luciane Leite deixou o cargo e passou o bastão para Simon Mayle. Ela agora assume oficialmente a secretaria de Turismo de Ilhabela, em São Paulo. A decisão foi tomada após convite de Toninho Colucci, novo prefeito da cidade litorânea. De acordo com Luciane, em entrevista ao Brasilturis Jornal, este processo de passar o bastão é muito emocionante. “Fiz todas as transições na sexta e apresentei o Simon a toda a equipe. Sei que ele vai cuidar muito bem do evento e do time”, declara.

PERNAMBUCO

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, confirmou a posição de crescimento gradual do Turismo de Pernambuco. Na comparação de outubro para novembro do ano passado, o estado, assim como a Bahia, teve o maior índice de crescimento entre todos os estados brasileiros, registrando 11,8% de alavancamento. A média nacional foi de 7,6%. O estado, que cancelou seu carnaval, também ocupa liderança no índice de receita nominal das atividades turísticas, com 11,1% de crescimento de outubro para novembro do ano passado.

WORLD PRIDE

Foram apresentados os detalhes sobre a World Pride, que neste ano, entre os dias 12 e 22 de agosto, acontece em Copenhagen, na Dinamarca, e Malmö, na Suécia. O destino também será responsável por sediar o Eurogames, o Fórum de Direitos Humanos. A apresentação foi feita de forma presencial no Meliá Paulista e foi promovida pela Associação Internacional de Turismo LGBTQ+, em união com o consulado dinamarquês e a Câmara LGBT. A ideia do encontro – que contou com os devidos protocolos de segurança, incluindo disponibilização de álcool em gel, distanciamento social.

MOVIDO A GÁS

A Costa Cruzeiros realizou a cerimônia de flutuação do navio Toscana, no estaleiro Meyer, em Turku, na Finlândia. A embarcação que é movida a gás natural liquefeito (GNL) está prevista para entrar em atividade em dezembro de 2021. O Grupo Costa, formado pelas marcas Costa Cruzeiros, AIDA Cruises e Costa Ásia, investiu na construção de cinco embarcações com a tecnologia GNL, dos quais dois já entraram em serviço. Os navios fazem parte de um plano de expansão que inclui sete lançamentos com entrega marcada para até 2023. O investimento total ultrapassa seis bilhões de euros.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar