Pesquisar
Close this search box.

Vidro inquebrável está mais perto

Um vidro mais forte e mais resistente, inspirado na camada interna das conchas dos moluscos, poderá ser usado para melhorar a tela dos celulares, entre inúmeras outras aplicações. Em vez de estilhaçar ao cair ou sob um impacto, o novo material tem a elasticidade do plástico.

Embora técnicas como têmpera e laminação possam ajudar a reforçar o vidro, elas são caras e não funcionam mais quando a superfície é danificada. “Até agora, havia compensações entre alta resistência, tenacidade e transparência. Nosso novo material não é apenas três vezes mais forte do que o vidro normal, mas também mais de cinco vezes mais resistente a fraturas”, disse o professor Allen Ehrlicher, da Universidade McGill, no Canadá.

Buscando inspiração na natureza, a equipe criou um novo material composto de vidro e acrílico que imita o nácar, ou madrepérola, que também já serviu de base para a criação de uma cerâmica super dura, levando a se cogitar em casas na Lua construídas com madrepérola artificial.

“Surpreendentemente, a madrepérola tem a rigidez de um material duro e a durabilidade de um material macio, dando a ela o melhor dos dois mundos”, explicou Ehrlicher. “Ela é feita de pedaços rígidos de matéria parecida com giz, que são cobertos por proteínas macias e altamente elásticas. Essa estrutura produz uma resistência excepcional, tornando-a 3.000 vezes mais resistente do que os materiais que a compõem”.

A arquitetura da madrepérola foi replicada com camadas de flocos de vidro e acrílico, produzindo um material excepcionalmente forte, porém quase opaco, que pode ser produzido com facilidade e baixo custo. A equipe então deu o passo adiante para tornar o compósito opticamente transparente. “Ajustando o índice de refração do acrílico, fizemos com que ele se misturasse perfeitamente com o vidro para formar um composto verdadeiramente transparente”, detalhou o pesquisador Ali Amini, acrescentando que, como próximo passo, ele planeja melhorar o material incorporando “tecnologia inteligente”, permitindo que o vidro mude suas propriedades, como cor, mecânica e condutividade, por exemplo.

Avião solar que pode voar por meses sem parar conclui testes

Legenda -Airbus anunciou o fim dos testes de um de seus mais audaciosos projetos, o Zephyr S – Foto: Divulgação

A Airbus anunciou o fim dos testes de um de seus mais audaciosos projetos, o Zephyr S, um protótipo de aeronave movida a energia solar categorizado como HAPS (High Altitude Platform System, ou Sistema de Plataforma de Altitude Elevada na tradução literal). Esse avião foi desenvolvido para ser utilizado como uma espécie de satélite estratosférico e trabalhar em conjunto com governos e exércitos para ajudar na prevenção de catástrofes naturais, monitorando atividades em florestas e militares.

Segundo a Airbus, o Zephyr passou por uma bateria dura de testes de voo contínuo no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Por ser alimentado por energia solar, a aeronave consegue ficar por muitas horas no ar —e até dias —sem a necessidade de pousar para reabastecer. Desta vez, porém, o protótipo permaneceu em voo com outras aeronaves comerciais para demonstrar, também, seu nível de segurança e dirigibilidade. 

A campanha consistiu em seis voos no total, sendo quatro de teste de baixo nível e dois voos estratosféricos. Estes últimos duraram cerca de 18 dias cada, totalizando mais de 36 dias nesse processo. Isso adiciona mais 887 horas de voo às 2.435 horas do Zephyr na estratosfera até o momento. Com isso, ele se torna viável para uma série de clientes que a Airbus pretende atender.

Veículos Honda com sistema Google chegam ao mercado em 2022

GooglePlay, maps, mensagens, música e outros benefícios no sistema – Foto: Divulgação

A Honda terá futuros modelos com integração do serviço conectado embarcado do Google. Um novo modelo contendo a tecnologia da gigante de buscadores chegará ao mercado norte-americano no segundo semestre de 2022, após novo acordo entre as empresas.

A Honda e o Google vêm trabalhando em colaboração desde 2015 para introduzir a plataforma Android para automóveis. Desde então, a Honda começou a adotar a tecnologia Android Auto no modelo Accord, em 2016, que otimiza funções do smartphone para motoristas.

Entre as funções disponíveis nos modelos que contam com a tecnologia Google, está o Assistente Google, instalado no display de áudio do veículo. Os motoristas podem enviar mensagens, obter direções e controlar mídia, funções do veículo e dispositivos inteligentes compatíveis com aparelhos de telefone, sem utilizar as mãos, somente com o controle de voz. Outra função é a integração do veículo ao Google Maps, que fará com que os locais que são familiares e personalizados para o usuário em seu smartphone possam ser exibidos em áudio no veículo.

A Honda planeja integrar essa tecnologia do Google no novo modelo, cuja venda será iniciada no segundo semestre de 2022 na América do Norte e, em seguida, expandir globalmente em etapas.

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar