Videolar vai investir US$ 100 milhões em nova planta no PIM

A partir de investimentos superiores a US$ 100 milhões, a Videolar está implantando nova fábrica no PIM (Polo Industrial de Manaus) para fabricação de filme de polipropileno. O projeto de engenharia foi iniciado, o equipamento principal já foi comprado e está sendo fabricado na França, com entrega prevista para os próximos quatro meses.
A previsão da companhia é que deverão ser gerados inicialmente mais de 160 postos de trabalho diretos. A produção inicialmente prevista é de 75 mil toneladas de filmes por ano.
Outro projeto da Videolar no PIM é a aquisição de linhas para injeção de mídias blu-ray. Trata-se de uma nova linha de produção voltada para a mídia blu-ray, um disco ótico de alta definição (de qualidade superior ao DVD) e com capacidade de armazenamento superior a dez vezes os DVDs atuais, permitindo novos conteúdos bem como gravações mais realistas em termos de imagem, som, etc.
A crise econômica global, impactou os negócios da fabricante de mídias virgens no primeiro quadrimestre. Segundo o relações institucionais da Videolar, Mario Daud Filho, a companhia também está sofrendo os efeitos da redução da demanda por seus produtos, mas encontra-se fortalecida para atravessar este período, inclusive acreditando e fazendo novos e importantes investimentos como a construção de uma planta para fabricação de filme de polipropileno.

Produção é estabilizada

Mario Daud Filho informou também que a produção dos produtos Videolar nos primeiros quatro meses de 2009 está próxima do mesmo período do ano passado (só não revelou que valor foi esse). Além de CDs e DVDs virgens e gravados a empresa produz atualmente poliestireno que é uma resina plástica com aplicações na indústria eletroeletrônica, na indústria de descartáveis, na área alimentícia. “Bem como no nosso setor de mídias, utilizada para fabricação de estojos”, informou.
Atualmente, a Videolar gera no Polo Industrial de Manaus cerca de 2.000 empregos diretos e um outro tanto de indiretos. A partir da nova planta a ser implementada esse número deverá dobrar.
Em recente entrevista ao Jornal do Commercio, o presidente do Sindicato dos Meios Magnéticos e Fotográficos do Amazonas, Amauri Carlos Blanco, avaliou que a pirataria no setor é um mal pior do que a crise global, que se manifestou fortemente no Brasil em meados de setembro de 2008. “Se a crise chegou nesse setor não foi percebida, porque a pirataria é maior”, assegurou o dirigente, ressaltando que hoje no país 70% do mercado de meios magnéticos está nas mãos dos piratas.

Mídias virgens

Quanto ao Projeto da Emenda Constitucional Nº 98/2007, também chamado PEC da Música, Mario Daud Filho garantiu que a matéria em discussão não tem qualquer im­plicação com mídias virgens já que o objeto da PEC envolve mídias gravadas. “A Vi­deolar não está envolvida neste tema e entende que o assunto deve ser tratado no âmbito do Parlamento, aliás o que já está ocorrendo”, disse.
Vale lembrar que os defensores da PEC 98/07, defendem que a mesma visa acabar com o excessivo peso dos impostos e a complicada burocracia associada ao pagamento destes tributos na comercialização da música, tanto no formato físico como digital. Visa também corrigir uma perversa assimetria tributária gerada pelo modelo de negócios atual, que prejudica os pequenos produtores e atenta contra a diversidade cultural da música no Brasil.
Esta PEC impede a imunidade tributária aos fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil, contendo obras musicais ou lítero-musicais de autores brasileiros, e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros, bem como os seus suportes materiais ou arquivos digitais. Os produtos estrangeiros, licenciados de outros países, não receberão o benefício.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email