Vicente Lopes anuncia na ALE obras de recuperação da BR-307

De acordo com o parlamentar, o ministro Alfredo Nascimento fez questão de lhe dar a notícia, informando tanto da liberação do recurso bem como a autorização para dar início às obras, que serão efetuadas pelo Exér-cito Brasileiro.

Segundo Vicente Lopes, é duplamente satisfatório saber da liberação do recurso e também que o Exército será o responsável pela obra que não precisará ser licitada. “É uma garantia de que teremos uma obra de qualidade a custo bem mais barato do que se fosse efetuado por uma empresa privada”, disse o deputado, lembrando que a obra representa para o Amazonas e ao município de São Gabriel uma ligação com uma região de fronteira, como Brasil, Colômbia e Venezuela.

Segundo Vicente Lopes, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em recente viagem a São Gabriel da Cachoeira, acompanhando o presidente Lula, já tinha acenado com a recuperação da BR-307 e agora deu sinal verde de que o processo de implementação da obra já vai começar. O deputado agradeceu a sensibilidade e a rapidez com que o ministro dos Transportes atendeu um pleito seu a favor da população de São Gabriel da Cachoeira. “Desde 1998 recebo votações expressivas daquela população que me elegeu pelo terceiro mandato consecutivo como o deputado estadual mais votado naquele município”, assinalou.

Outra obra que vai ser implementada pelo Ministério dos Transportes no Amazonas é a duplicação e asfaltamento da BR-174, trecho entre Manaus e Presidente Figueiredo. Vicente Lopes, disse que o chefe de gabinete do ministro Alfredo Nascimento, Aluísio Augusto de Queiroz Braga, informou recentemente que o Ministério dos Transportes, por meio de sua diretoria de Planejamento e Pesquisa, encaminhou um ofício ao deputado Belarmino Lins (PMDB), dando resposta a um requerimento de sua autoria àquele ministério, comunicando que está tomando as providências para licitar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do mencionado trecho rodoviário, medida necessária para atender a legislação vigente e possibilitar a elaboração do projeto executivo correspondente.

O deputado disse que a BR-174, desde a sua inauguração em 1996, tem ceifado de forma trágica e precoce a vida de muitas pessoas. Segundo o parlamentar, a falta de acostamento impede que qualquer veículo tenha que parar na estrada, porque a ultrapassagem só pode ser feita na contramão, daí o pedido de duplicação da estrada. “No início, os acidentes ocorriam pela excelente condição da estrada e atualmente devido a grande quantidade de buracos”, comentou.

Se de um lado a preocupação de Vicente Lopes é pela vida humana, por outro, trata-se de uma rodovia de suma importância, não apenas ao Estado do Amazonas, mas ao país como um todo, porque liga o Estado do Amazonas ao Estado de Roraima, que é a estrada por onde escoam os produtos fabricados pela Zona Franca de Manaus, além de combustíveis, carros, etc. “É uma estrada que nos liga à Venezuela e conseqüentemente aos países da América do Sul e o Caribe”, comentou. O deputado lembrou que a Venezuela pleiteia adentrar o Mercosul, logo, a BR-174 será a porta de estrada para produtos oriundos de outros países ao Amazonas.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email