Pesquisar
Close this search box.

Viagens internacionais e cruzeiros impulsionam vendas das agências

Com a valorização da moeda brasileira e as facilidades de pagamento, os manauenses estão aproveitando a proximidade das festas de fim de ano e o período de férias para realizar viagens internacionais. Até o momento, os Estados Unidos lidera a preferência do público, que costuma optar por passeios para o Estado ensolarado da Flórida.
O Caribe também continua na lista dos mais procurados, mas na maioria dos casos as pessoas residentes em Manaus preferem fazer essa viagem por via terrestre. Entre os destinos nacionais, as praias do Nordeste também registram uma boa demanda. Viagens para Fortaleza (CE) e Porto de Galinhas (PE), por exemplo, permanecem como as de maior demanda.
De acordo com o proprietário da Tapiri Turismo, Jorge Cunha, é uma novidade os manauaras optarem por destinos estrangeiros. “Com a baixa no dólar em comparação ao real, as pessoas estão optando pelas viagens internacionais e aproveitando a oportunidade para conhecer locais como Miami e Disney”, comentou. Outro motivo para o público local fazer esse tipo de viagem está no preço dos serviços relacionados. Segundo Cunha, as diárias em localidades internacionais são muito baratas em comparação às nacionais. “Na maioria dos casos, as tarifas estrangeiras saem bem mais em conta que as brasileiras. Os preços mais baratos acabam atraindo o público consumidor”, ressaltou.
As estratégias da Tapiri Turismo para cativar mais clientes é investir nas divulgações de promoções de pacotes internacionais e nacionais. O empresário contou ainda que a agência já possui excursões para a Disney confirmadas para 11 de janeiro de 2010, com passageiros adolescentes na faixa de 14 a 17 anos.
No fim do ano passado, mesmo com a crise econômica mundial, a empresa não registrou queda na venda dos pacotes. “Apesar de tudo, as vendas se mantiveram em um bom ritmo e não tivemos tanta retração”, afirmou.

Cruzeiros em alta

A temporada de cruzeiros também está movimentando as vendas de algumas agências de turismo em Manaus. Conforme o diretor da FM Turismo, Pedro Mendonça, apesar da venda de pacotes aéreos, incluindo os internacionais, já ter alcançado uma alta de 20% em comparação ao ano passado, o que está tendo grande destaque são os cruzeiros. Mendonça informou que por conta das constantes ofertas de navio, as pessoas estão apostando nesse tipo de viagem.
“Isso porque a viagem é de boa qualidade e garante mais segurança e também mais conforto”, salientou. O diretor falou ainda que o público está tendo preferência por cruzeiros por conta dos preços e das facilidades de financiamento. E os roteiros são montados a critério do cliente, ou seja, são de fato personalizados.
Na avaliação do diretor, hoje em dia os cruzeiros estão mais acessíveis a todas as classes. “O público está bem variado porque as tarifas já atendem a todas as faixas”, enfatizou. Mesmo tendo como carro-chefe a venda dos cruzeiros, a FM Turismo também registra uma boa venda para os Estados do Nordeste.
Na Nortetour, os cruzeiros também estão tendo uma boa demanda. Segundo a proprietária da agência, Ray Pinheiro, aproximadamente 40 pessoas já fizeram reservas para a viagem, marcada para janeiro. Os valores podem variar de acordo com a categoria da cabine escolhida pelo cliente.
No que diz respeito a vendas de pacotes aéreos nacionais e internacionais, a demanda está se mantendo no mesmo ritmo do ano passado. “A média é de 50% para nacionais e 50% para internacionais. As pessoas continuam viajando muito, mesmo com crise. Houve uma retração apenas na época da gripe suína. Mas para o fim do ano, as vendas estão se mantendo na mesma média e vários destinos estão bem aquecidos”, observou Ray.
A Nortetour também está com pacotes promocionais para Miami, Nova York e Orlando, todos nos Estados Unidos, além dos tradicionais destinos nacionais como Fortaleza, Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar