6 de dezembro de 2021

Vereador Ivo Neto segue atuando nas ruas

Encontrar o vereador Ivo Neto (Patriota), junto à sua equipe, nas ruas de Manaus passou a ser uma cena até bem comum para comunitários de bairros, especialmente os da Zona Sul. 

Seja para limpar praças, calçadas, revitalizar escadas, realizar ações sociais ou acompanhar ações solicitadas à prefeitura de Manaus. O vereador do Patriota e sua equipe estão lá.

“Há quem diga que é minha obrigação e há quem diga que não é, mas independente disso, para mim, o que importa é a realização. Eu sempre estive e sempre estarei junto às comunidades, estando vereador ou não”, garantiu Ivo.

Para Jean Carlos Alves, que faz parte da equipe, este é um trabalho cansativo, mas compensador. “É muito bom fazer parte dessa equipe que trabalha pelo povo, e poder ver os resultados acontecendo e beneficiando os moradores”, afirmou ele.

De janeiro até hoje, foram dezenas de mutirões de limpeza nos bairros, além de acompanhamento de ações da prefeitura. A mais recente foi a revitalização da escada do beco da Igreja, no Educandos, zona sul. A obra foi entregue no dia das crianças, com uma sessão de cinema para a garotada.  

Pelas redes sociais, muitos comunitários parabenizaram os esforços do parlamentar, que também apoiou outras ações sociais, como o Meu Primeiro Burger. Em um comentário, Fábio Deangelis escreveu: “O trabalho faz a diferença entre os que estão na labuta e os que estão nos gabinetes”.  A arquiteta Aline Sousa postou: “Pequenas intervenções, mas que fazem uma grande diferença”.

Ao que o vereador respondeu: “O mandato só me trouxe mais condições e meios para ajudar quem precisa. E isso não vai mudar”.

Lei da Transparência na Lista de creches municipais

Dentre os PLs, vale destacar o PL 69/21, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de lista de espera por vagas em creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Manaus. Visando, dessa forma, dar mais transparência ao processo.

“O Projeto de Lei evita que as vagas das creches e CMEIs destinem vagas e desrespeitem as listas de espera. Seguindo o princípio da publicidade, a Administração Pública os atos devem ser públicos para que se respeite a transparência e conceda ao cidadão o direito de questioná-los”, justificou o vereador Ivo Neto.

O projeto foi aprovado pela Câmara e a Lei agora aguarda a sanção do prefeito David Almeida (Avante).

Indicações e solicitações 

Foram feitas 7 indicações à prefeitura de Manaus, entre elas, o pedido de Revitalização da Orla do Amarelinho, a criação e estruturação de mais dois Conselhos Tutelares e a criação de uma Casa de Acolhimento para idosos.

O gabinete do vereador enviou mais de 400 ofícios.  Desse total, 120 se tornaram requerimentos, baseados nos ofícios, eles variam entre serviços de infraestrutura, limpeza pública, reforma de quadras, construção de pontes, implantação de faixa de pedestre e outros.

Ivo Neto realizou ainda uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Orgulho Autista e uma Audiência Pública no Dia Internacional do Idoso, para debater as principais dificuldades enfrentadas na execução da política do idoso na capital amazonense. 

Em prol das crianças e adolescentes

Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do adolescente (Comdcai/CMM), Ivo Neto tem se destacado em ações e proposições em prol da criança e do adolescente. Com a Campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, a Comdcai destaca a importância das pessoas evitarem dar esmola a crianças nos sinais da cidade e denunciar maus tratos.

Leis e outras ações parlamentares

Seja nas ruas ou dentro da Câmara Municipal, Ivo e sua equipe não param. O primeiro mandato de Ivo Neto começou em janeiro, e nesses 10 meses ele já realizou diversas ações de rua, assim como ações dentro do parlamento.

 O parlamentar teve 100% de presença nas atividades parlamentares, confirmada por dados do portal da transparência da CMM. Nesse tempo, Ivo deu entrada a 10 Projetos de Lei (PLs), subscreveu outros 4 PLs, dentre eles, o que cria diretrizes para garantir direitos a Pessoas com Transtorno Autista (TEA) e o que altera a Lei das Sacolas. 

Confira no quadro abaixo os Projetos de Lei: 

PL Nº 308/2021 (Declaração dos CTs)

PL Nº 315 (Campanha Maio Laranja)

PL Nº 69 (Divulgação da lista de espera nas creches)

PL Nº 209 (Campanha contra importunação sexual)

PL N 359 (Agente Socioeducativo)

PL Nº 429 (Divulgação das especialidades médicas e exames nas UBS) 

PL Nº 441/21 (Atendimento médico nas creches e CMEIS) 

PL Nº 529/2021 (Destinação de 5% das vagas em editais de cultura a pcds e autistas)

PL Nº 521/2021 (Mecanismo p/ acompanhar o trajeto dos carros de coleta de lixo em tempo real)

PL Nº 485/2021 (Dispositivo sonoro nos transportes coletivos municipais p/ embarque e desembarque de deficientes visuais)

Primeiro Disk Denúncia da CMM 

Um dos objetivos do vereador é valorizar a infância – Foto: Divulgação

Em fevereiro ele, juntamente com outros vereadores membros da Comissão, lançou o Disk denúncias (92 98545-8978) para crimes contra criança, adolescente e idoso. Iniciativa inédita da Câmara Municipal de Manaus.

Pela primeira vez, a Comissão buscou apoiar as ações dos Conselhos tutelares. Em abril, Ivo Neto se reuniu com os conselheiros tutelares, com objetivo de organizar uma parceria da Comdcai com os conselhos tutelares, onde os participantes discutiram o plano de ação conjunta para combater a exposição de crianças à prática da mendicância.

“A cada dia vem crescendo o uso de crianças para mendicância na cidade. Agora estão loteando locais e, inclusive, existem agenciadores que estão expondo crianças para ficarem pedindo nas ruas da cidade. Nosso objetivo é unir a Câmara Municipal, Ministério Público e Conselhos Tutelares para fazer este trabalho”, destacou ele.

 “Proteger o idoso é cuidar da nossa história

Vereador Ivo Neto considera os idosos prioritários para o serviço público – Foto: Divulgação

Ivo Neto também vem se debruçando sobre a causa do idoso, em Manaus. No Dia Internacional do Idoso, Ivo realizou uma Audiência Pública para debater os principais entraves e dificuldades enfrentados pelos idosos e por aqueles que executam as políticas voltadas a essa parcela da população tão necessitada de cuidados. 

Ampliação do prédio, criação da Casa de Passagem, psiquiatra para fortalecer a rede de apoio, penas mais graves aos crimes contra o idoso e até uma vara especializada no Tribunal de Justiça do Amazonas. Foram alguns dos pleitos feitos na Audiência Pública. 

Na ocasião, a delegada da Pessoa Idosa, Andrea Nascimento, parabenizou o vereador Ivo Neto por abraçar a causa. “Ivo é extremamente sensível e humano. Foi o primeiro vereador a nos visitar na delegacia e senti no olhar dele o comprometimento e, a partir daí o vejo sempre falando sobre a causa. Estou na delegacia desde 2019, é a primeira audiência que participo. Homenagens são importantes, mas em audiência é quando temos voz”, destacou a delegada.

“Fiz a indicação de uma Casa de Passagem ao prefeito de Manaus, David Almeida, e tenho certeza de que, em breve, teremos esta casa”, finalizou Ivo Neto.

O mundo azul com respeito e dignidade

“A causa autista é do meu coração”, afirmou em Sessão Solene, o vereador. Ivo, em projeto social que desenvolve a zona sul há mais de 20 anos, teve alguns alunos com Transtorno do espectro Autista (TEA), o que o fez enxergar a realidade do autismo com mais humanidade, carinho e amor. “Aqueles garotos foram mais meus professores que eu deles e, de alguma forma, Deus me preparava para estar aqui no parlamento”, declarou Ivo.

Por isso, Ivo deu entrada em projetos como o PL Nº 529/2021, que destina 5% das vagas em editais de cultura do município a pcds e autistas.  O projeto deve dar origem à Lei Rafael Alma, uma homenagem ao cantor amazonense portador de TEA, e prevê a destinação de no mínimo 5% das vagas em editais de cultura lançados pelo município, para contemplação de projetos artísticos idealizados ou que participem pessoas com deficiência e autistas. O PL recebeu parecer favorável da Procuradoria Legislativa e aguarda tramitação. 

O parlamentar lamentou ainda a agressão de uma terapeuta em Manaus a um menino autista de 8 anos, em clínica particular de Manaus, em julho deste ano. “É uma atitude que nos deixa tristes e revoltados. Imagine os pais que mandam a criança para terapia, a fim de ter uma melhora no quadro de saúde, e a criança sofre maus-tratos? Além de causar transtornos psicológicos à criança, mexe com toda a família. Que possamos lutar nesta Casa para que cenas como estas não aconteçam”, ressaltou Ivo Neto.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email