Pesquisar
Close this search box.

Vereador é elo do povo com executivo

Vereador é elo do povo com executivo

Sendo a voz da população junto ao governo municipal, a função do vereador é ainda as vezes confundida como um cargo assistencialista, que doa casa, madeira, patrocina festas, ou faz obras. Contudo o cargo de vereador é elaborar leis para o munícipio e fiscalizar o executivo. Um vereador não realiza uma obra, mas ele tem esse poder indireto através de requerimento junto ao prefeito, cabendo assim emendas ou dependendo da lei orçamentaria do município em razão das reivindicações da população, como construção de escolas, quadras, reformas de ruas e projetos que visem o bem-estar da população.

Neste aspecto as leis formuladas pelos vereadores se tornam ou não projetos de lei quando são votadas pela casa legislativa municipal. 

A eleição em Manaus pulverizou os votos, eram cerca de 1.700 candidatos para 41 vagas apenas com 1.088.826 eleitores.

Damos sequência as principais propostas com os próximos dez vereadores abaixo para a partir deste ano de 2021. Os temas muitas vezes se entrelaçam ou coincidem em algum ponto em áreas como saúde, educação e gestão pública por exemplo. 

As propostas permeiam entre a criação de clínicas para dependentes químicos, ações a serem desenvolvidas para crianças especiais, banco de emprego e empreendedorismo, melhoria da merenda escolar, programas para frear o crescimento populacional, incentivo ao esporte e vulnerabilidade social, além de fiscalização de gastos públicos e das concessionárias de serviços do município, como água e luz. 

Marcel Alexandre – Podemos – 5.832 votos.

O vereador Marcel Alexandre reeleito pelo Podemos com 5.832 votos, tem como propostas continuar a linha de trabalho que adotou nos últimos anos como vereador, o foco na educação. Os projetos são tanto na área de aprendizagem, mas principalmente com foco na infraestrutura, como por exemplo, asfaltamento em ramais da zona rural, incluindo a BR-174 e AM 010 onde existam escolas municipais. Além disso, as propostas visam levar acesso remoto a estas instituições tendo em vista que algumas delas tem calendário diferenciado das demais dentro da cidade de Manaus, tendo em vista o regime de cheia e seca dos rios.

Marcelo Serafim – PSB – 5.806

Marcelo Serafim, do PSB, obteve 5.906 em sua reeleição como vereador na cidade de Manaus. Farmacêutico por profissão, e seu lema é ser “A voz da saúde”, dessa forma sua principal linha de propostas é voltada para o setor da saúde, com projetos como de ampliação de capacidade de maternidades, criação de um centro para reabilitação de dependentes químicos, além de projetos pós pandemia como a criação de um espaço clínico para reabilitação de pacientes que tiveram sequelas pulmonares pela COVID-19. Marcelo Serafim, é amazonense, casado e tem 43 anos.

Rosinaldo Bual – PMN – 5.274 votos

Rosinaldo Bual, 44 anos, foi reeleito para câmara municipal de Manaus pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), com 5.274 votos. Suas principais propostas para a cidade de Manaus a partir de janeiro de 2021 estão na linha da educação especial, principalmente para o público infantil com projetos afim de promover os direitos da pessoa com deficiência e especiais, bem como ampliar e levar cursos educacionais para esta categoria, garantindo assim uma educação inclusiva, sobretudo em relação a espaço, acessibilidade e conscientização social da sociedade Manauara

David Reis – AVANTE – 5.148 votos.

O vereador reeleito pelo Avante, como 5.148 votos, David Reis, aposta na continuidade do seu trabalho na câmara municipal de Manaus, principalmente por ser do mesmo partido do Prefeito eleito David Almeida. Como vereador aprovou projetos de lei como a 1.765/2013 que implementa a criação de um banco de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e a também a PL que que garante aos representantes legais dos acompanhantes de PCDs (Pessoa com deficiência), acesso gratuito ao transporte público na cidade de Manaus, mesmo que o assistido não esteja presente. 

Eduardo Alfaia – PMN – 5.110 votos

Eleito para o seu primeiro mandato na câmara municipal de Manaus, Eduardo Alfaia, do Partido da Mobilização Nacional, eleito com 5.110, fez uma campanha pautada nos valores familiares, além do compromisso de fazer leis que possam ajudar a população manauara, com o projeto Preme Municipal, que é um programa de incentivo aos produtores rurais da agricultura familiar de Manaus possam abastecer a merenda escolar das escolas municipais da cidade de Manaus. O programa é alinhado com um outro de sua autoria, o Promove municipal, para que carteiras escolares sejam produzidas por pequenas movelarias da capital.

Wanderley Monteiro – AVANTE – 5.106 Votos.

Após duas tentativas como candidato a vereador em 2016 e 2018, Wanderley Monteiro, do partido AVANTE se elegeu para o seu primeiro mandato na câmara municipal de Manaus com 5.106 votos. Uma das principais propostas do vereador para ser trabalhada a partir de 2021 é desenvolver ações voltadas para população em vulnerabilidade em Manaus, tendo em vista o crescimento populacional desordenado e principalmente este período de pandemia. Wandereley Monteiro, tem 28 anos, é casado e natural de Manaus, tendo a zona leste da cidade, mas precisamente o bairro zumbi como seu lugar de atuação.

Dr. Eduardo Assis – AVANTE – 5.087 Votos.

Dr. Eduardo Assis, é advogado sendo eleito para o primeiro mandato pelo partido AVANTE com 5.087 votos. Com o lema, “Quem sonha junto. Realiza”, Dr. Eduardo pretende propor na câmara legislativa projeto ligados aos esportes vinculados diretamente com as comunidades, abrindo espaços públicos, como quadras de escolas, CDC’s aos atletas, clubes e sociedade, tanto para o aspecto lúdico como de qualificação profissional, visando campeonatos escolares entre os bairros de âmbito municipal, estadual e com projeção nacional.

Sandro Maia – DEM – 5.021 votos.

O vereador eleito para câmara de vereadores de Manaus pelo DEM, com 5.021 votos, Sandro Maia, tem com base nas suas propostas a Educação com excelência, com o objetivo de tirar as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco através de projetos ações esportivas, culturais e educacionais, com foco principal nas crianças e juventude, exaltando que a educação vai além da sala de aula, com o resgate do comportamento cidadão na comunidade em que as pessoas vivem. Sandro Maia, tem 50 anos, é solteiro e natural de Manaus. 

Wallace Oliveira – PROS – 4.918

A caminho do seu segundo mandato para vereador na câmara municipal de Manaus, Wallace Oliveira, do PROS, eleito com 4.918 votos, seguirá com a proposta de cobrar melhorias na prestação de serviços principalmente das concessionárias de água e energia para população, que sofre com o atendimento precário ou tem diariamente prejuízos por conta de aparelhos queimados devido sobrecarga na volta de energia, ou até mesmo problemas ambientais que afetam o cotidiano de bairros como o Mauazinho na zona leste de Manaus. Wallace Oliveira é amazonense, casado e tem 59 anos. 

Rodrigo Guedes – PSC – 4.885 Votos

Ex-secretário de Defesa do consumidor e ouvidoria do Procon Manaus, Rodrigo Guedes é um dos novatos para a câmara de vereadores a partir de 2021, eleito pelo PSC com 4.885 votos, tem como proposta para o primeiro dia legislativo em 04 de janeiro, o ingresso de um projeto de lei que barre o aumento de salário de vereadores votado e aprovado para o calendário de 2022. Além disso pretende apresentar projeto de lei para que as sessões plenárias sejam todos os dias, e ainda, que as férias dos vereadores de Manaus sejam por 30 dias, e não como 45 dias como é na atualidade. 

Reportagem de Sandro Abecassis

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar