Pesquisar
Close this search box.

Vereador apresenta vídeo- denúncia contra Cavalcante

Conforme prometido na Tribuna da Câmara Municipal no início desta semana, na manhã de quinta-feira, 15, o vereador Ademar Bandeira, do PT, que tenta emplacar na Câmara uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as denúncias do MPE (Ministério Público Estadual) contra o titular da SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos), Marcos Cavalcante, apresentou à imprensa um vídeo que supostamente comprova a participação do superintendente no esquema de compra e venda de concessões do transporte executivo de Manaus.
O vídeo, com seis horas de duração, foi gravado no último mês de dezembro pelo presidente da Cooperativa CST-AM, Pedro Militão. Nas imagens, o presidente da cooperativa aparece negociando valores que seriam pagos pelos cooperados a supostos intermediadores comandados por Cavalcante. Militão afirma estar sofrendo ameaças de morte por se recusar a pagar propina para manter-se no sistema. “Eu fui uma das pessoas que disse, por telefone, que não iria dar dinheiro ao sr. Marcos Cavalcante. Depois disso a frota da minha cooperativa sofreu uma redução de 12 para três carros e até tiros eu já levei”, acusa ele.
De acordo com Ademar Bandeira, a gravação já foi encaminhada ao MPE e agora será apresentada aos demais vereadores, como forma de convencer os parlamentares a assinarem o requerimento que pede a instalação da CPI. “Eu tenho a convicção que a Comissão de Inquérito deve ser instalada, pela gravidade das denúncias que foram feitas, envolvendo o nome do presidente da SMTU e até mesmo para dar a ele uma oportunidade de defesa”, afirmou o petista. Até agora, o requerimento que pede a instalação da CPI conta com a assinatura de três vereadores: o próprio Bandeira, Waldemir José (também do PT) e Mário Frota (PSDB).

Ano eleitoral não é empecilho

Um dia após a instalação da CPI da Água pela Câmara Municipal, Ademar Bandeira diz acreditar na instalação desta nova investigação, mesmo às vésperas da eleição municipal. “Se há denúncias nós temos que cumprir com as obrigações de nosso mandato, que é fiscalizar e zelar pelo bem público até o dia 31 de dezembro. Se eu recebi as denúncias não posso ficar omisso e nós só podemos fazer esse tipo de procedimento através de uma comissão de inquérito pra trazer o esclarecimento à população”, destaca.

Denúncias são antigas

No último dia 6 de março, Marcos Cavalcante foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por formação de quadrilha e vantagem econômica indevida. Segundo o parecer da promotora de Justiça, Tereza Cristina Coelho da Silva, Cavalcante é o líder de um esquema que comercializa, ilegalmente, licenças para cooperativas que desejam atuar no transporte executivo de passageiros, desde que ele assumiu a SMTU, em 30 de junho de 2010. Procurada pela equipe do Jornal do Commercio, a assessoria de comunicação da SMTU não atendeu às ligações.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar