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Verdades nas organizações

Um dos grandes desafios no interior das organizações é à busca da comunicação clara, objetiva e focada em resultados positivos. A busca da eficiência e eficácia é uma necessidade atual e vemos que juntamente com a vontade de vencer os obstáculos precisamos evitar a omissão, a mentira e vários males que afligem as empresas. A verdade deveria ser a palavra de ordem em nossa vida profissional e pessoal, porém, o que se observa são profissionais em posição de liderança que devido falta de visão geral desenvolvem comunicações truncadas faltando informações cruciais. Não percebem que estão prejudicando o progresso organizacional e conseqüentemente o deles. A ação deste tipo de líder tende a piorar cada vez mais, esquecendo que a verdade deverá prevalecer sempre e criar um ambiente organizacional favorável para atingir o objeto central que é uma boa rentabilidade com qualidade.
A verdade nas organizações é uma necessidade atual. Nossos lideres devem conscientizar-se que para atingirmos eficiência e eficácia devemos ter além da vontade, ética suficiente para dar oportunidades para os participantes do processo em nível de igualdade sem “mascarar” resultados ou omitir informações necessárias. Não podemos querer funcionários leais e sinceros se nossos lideres não seguem este caminho. O líder deve sempre dar o bom exemplo e saber de sua responsabilidade de modo claro. Precisamos conhecer a finalidade de nossas funções para podermos desenvolver um trabalho digno de parabenizações e sucessos. Não podemos continuar contratando mal, evitar treinamentos, não dar feedback, não capacitar e querer que as pessoas adivinhem tudo e ainda consigam serem grandes profissionais.
Infelizmente a mentira ou omissão da verdade é o que se tem prevalecido em nossas empresas sendo estendido à nossa vida particular como um resultado catastrófico. Conseguimos traçar objetivos e metas para nossos subordinados, todavia a ausência da verdade cria dificuldades reais para atingi-los, criando um descrédito que não deveria existir em nenhum momento do processo. Necessitamos de transparência em tudo o que fazemos, pois assim, conseguiremos participar de modo ativo e decisivo para o progresso real e oportuno das organizações e das pessoas. A boa qualidade nos serviços prestados pelas organizações será um fato real a partir do momento que se assumir a devida responsabilidade, errar menos nas contratações, realizar a devida integração, treinar quando necessário, capacitar sempre e buscar trabalhar com a verdade e transparência no que se está realizando.
Certamente a verdade deve prevalecer com a transparência e a objetividade da comunicação interna e externa das organizações, fazendo com isso que a eficiência e a eficácia sejam uma realidade atingível não devendo esquecer que a busca da perfeição é possível, mas sem a verdade necessária para entendermos o que precisamos fazer será uma utopia, uma irrealidade sempre. Somente à vontade de vencer não é suficiente, precisamos agir de modo planejado sem omissões e mentiras para atingirmos nossos objetivos e metas com qualidade e produtividade aceitável. As organizações precisam de profissionais íntegros para administrar dando o exemplo. Na verdade procura-se lideres que se preocupem com as organizações e não somente com eles e o seu futuro. A responsabilidade social deve ser observada em todas as ações, pois poderemos assim participar de um modo ativo em todos os momentos necessários para o progresso da empresa. Só conseguiremos acertar mais se conseguirmos observar, quando da contratação das pessoas que é necessário esquecermos o egoísmo e buscarmos o trabalho em equipe onde a verdade é a matéria prima para isso.

FLÁVIO GUIMARÃES é diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial, administrador de empresas, consultor empresarial, professor universitário e Consultor do Sebrae – [email protected]

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
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