Pesquisar
Close this search box.

Vendas do setor avançam pela quarta vez seguida em agosto

A atividade do comércio cresceu 0,3% em agosto em relação ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais, registrando a quarta alta mensal consecutiva, de acordo com indicador da Serasa Experian divulgado ontem.
Esse movimento sinaliza que o consumo voltou a se acelerar no terceiro trimestre, apontam os economistas da Serasa. O resultado positivo foi puxado pela alta de 1% no setor de material de construção, seguido pelo segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática (0,6%).
Na direção contrária aparece o setor de veículos, motos e peças (-1,3%), após forte elevação observada em julho – um incremento de 5,3% frente ao mês anterior livre das influências sazonais. Os demais setores varejistas, destacam os economistas da Serasa Experian, também evoluíram muito próximos da estabilidade, com variações mensais oscilando entre -0,1% e 0,1%.

Material de construção

No confronto com agosto do ano passado, o crescimento de 8,5% do movimento varejista foi puxado por material de construção (16,9%), móveis, eletroeletrônicos e informática (11,9%) e veículos, motos e peças (9,8%).
Com esse desempenho, o segmento de material de construção passou a liderar a expansão da atividade varejista em 2010, acumulando, até agosto, crescimento de 16,8% ante igual período do ano passado.
Os segmentos de veículos, motos e peças bem como o de móveis, eletroeletrônicos e informática aparecem empatados na segunda colocação, com altas acumuladas no ano de 2010 de 16,5% frente ao período acumulado de janeiro a agosto de 2009. “Vale lembrar que o varejo como um todo encerrou o período de janeiro a agosto de 2010 com uma expansão de 10,2% frente ao período homônimo de 2009, ou seja, com uma variação acumulada ainda acima de dois dígitos, porém em declínio gradual dada a elevação da base de comparação”, finalizaram os economistas da Serasa Experian.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar