Pesquisar
Close this search box.

Vendas do comércio sobem 1,7% no mês de junho

As vendas no comércio no país subiram 1,7% em junho ante maio, a segunda alta consecutiva nesta comparação – em maio, a alta havia sido de 0,4% (dado revisado). Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a junho de 2008, houve alta de 5,6%. No acumulado do primeiro semestre, o comércio registrou elevação de 4,4% nas vendas, na comparação com o mesmo período um ano antes. No acumulado dos últimos 12 meses até junho, as vendas cresceram 6,2%.
A receita nominal de vendas no comércio subiu 2,1% em junho, na comparação com maio. Em relação a junho de 2008, a receita teve expansão de 9,6%, com destaque para o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que teve alta de 21,9%, e hiper e supermercados, cuja alta foi de 12,3%.
As vendas no comércio varejista ampliado -que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo- registraram alta de 6,5%, segunda elevação consecutiva, depois de subirem 4,9% (dado revisado) no mês anterior (a estimativa anterior era de alta de 3,7%).
As vendas de veículos e motos, partes e peças subiram 11,1% frente a maio -quando a alta foi de 10,6% (dado revisado para cima, contra 8% da leitura inicial). Já as vendas de material de construção no varejo registraram queda de 1,9%, após uma alta de 3,9% em maio (dado revisado).
Na comparação com maio, cinco das oito atividades pesquisadas no comércio varejista registraram incremento nas vendas, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (15,6%), tecidos, vestuário e calçados (10,1%) e móveis e eletrodomésticos (3,3%).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar