Vendas de veículos cai 8,4% até novembro

Produção e venda de veículos no país caem em novembro, mas 13º causa expectativas

Agência Brasil

Segundo dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) o volume de veículos licenciados, em novembro último, caiu 4% em relação a outubro, com um total de 294,6 mil unidades vendidas, acumulando no ano um recuo de 8,4%.

Ainda no mês citado a produção diminuiu 9,7% na comparação com o mês anterior, totalizando 264,8 mil unidades produzidas e queda de 15,5% desde janeiro. O desempenho reflete o fato de novembro ter tido o feriado do Dia da Consciência Negra, no último dia 20, segundo observou o presidente da Anfavea, Luiz Moan.

O executivo avalia que, apesar do resultado negativo, os negócios diários fechados ao longo de novembro revelam um mercado mais aquecido com média de vendas em 14.734 unidades, número acima da média que vinha sendo 13 mil. Para Moan, se o comportamento do consumidor continuar no mesmo ritmo do registrado no segundo semestre, em 2015, é possível que as montadoras instaladas no Brasil tenham crescimento das vendas. Pelos cálculos do executivo, se neste mês de dezembro a comercialização for igual ou próxima da obtida no mesmo mês de 2013, haverá queda no ano de 7,6%.

Em avaliação de Moan, o setor foi afetado por um desempenho ruim no primeiro semestre. Além de um mercado interno mais retraído, a baixa no mercado argentino dificultou as exportações: estas caíram 2,5% em novembro ante outubro e acumulam redução de 29,9% em número de unidades. Em valor, o acumulado do ano atinge US$ 10,7 bilhões.

Com as vendas em baixa e o consequente ajuste na produção, o nível de emprego teve redução de 0,6% em novembro e 7,9% nos últimos 12 meses. Luiz Moan disse que as empresas estarão sempre fazendo ajustes de acordo com a reação do mercado. No entanto, foi observado que a venda de veículos usados cresceram.

Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email