Pesquisar
Close this search box.

Vendas de smartphones crescem 19%

As vendas de smartphones cresceram 19% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010, segundo o instituto Gartner, especializado em pesquisa e aconselhamento em tecnologia. As vendas de janeiro a março totalizaram 427,8 milhões de unidades no mundo.
Ainda segundo o levantamento, a comercialização de smartphones cresceu em ritmo mais acelerado do que os demais dispositivos no período e o mercado competitivo levará a uma adoção em massa destes dispositivos.
“Os smartphones res‑ ponderam por 23,6% das vendas totais de celulares no primeiro trimestre de 2011, um aumento de 85% em relação ao último ano”, disse Roberta Cozza, analista de pesquisa do Gartner.
“Essa participação poderia ter sido ainda maior, mas os fabricantes anunciaram uma série de dispositivos mais sofisticados durante o primeiro trimestre de 2011 que não seriam lançados até ao segundo trimestre de 2011. Acre‑ ditamos que alguns consumidores adiaram as compras para esperarem por estes modelos”.

Efeitos terremoto e tsunami

O instituto avalia que, globalmente, o terremoto e o tsunami no Japão terão um efeito menor sobre o mercado de dispositivos de comunicação móveis do que o inicialmente previsto. O Gartner estima que as vendas dos fabricantes para os canais cairão no segundo trimestre de 2011.
As vendas da Nokia nos três primeiros meses de 2011 chegaram a 107,6 milhões de unidades e a participação de mercado da companhia registrou uma queda de 5,5% no período, levando-a ao menor patamar de vendas desde 1997. Desta forma, a Nokia adotará uma política agressiva de reduzir preços médios de vendas de seus produtos em mercados onde os provedores de serviços de comunicações controlarem os canais de vendas.

Samsung no ranking do melhor desempenho

A Samsung teve o melhor primeiro trimestre de todos os tempos. A mudança para smartphones de alto desempenho, como a linha Galaxy, levou a um aumento nos preços médios de vendas. Isto ajudou a compensar um aumento no custo dos materiais.
Na sequência apareceram LG (24 milhões), Apple (16,9 milhões), RIM (13 milhões), ZTE (9,2 milhões), HTC (9,3 milhões), Motorola (8,8 mi‑ lhões), Sony Ericsson (7,9 milhões), Huawei Technologies (7 milhões) e outras marcas (427.846).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar