Vendas de consultores invadem internet

Com o avanço da tecnologia e um número maior de empresas no comércio porta a porta, vencer a concorrência é uma tarefa cada vez mais difícil. Diante dessa realidade, consultoras e empresas investem na internet para atrair a clientela, divulgar os produtos e até exportá-los.
Esse é o caso da consultora Rosana Tepedino, 41, que vende produtos da Avon, Natura, O Boticário e Eudora. Antenada às novidades tecnológicas, a profissional de marketing divulga os produtos pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook, e envia panfletos e catálogos virtuais para o e-mail das consumidoras. A estratégia, afirma, é certeira. “As clientes podem fazer pedidos pela internet sem a necessidade de se encontrarem comigo. É muito mais fácil”, afirma ela.
Com um crescimento de 20% ao ano no faturamento, a consultora deixou o emprego e também incentivou o marido a fazer o mesmo para ajudá-la nos negócios. Ambos trabalham juntos no escritório montado por Tepedino, aberto sete meses depois de iniciar as vendas porta a porta. “Recebo cerca de 80 pessoas por dia interessadas em conhecer os produtos. Já exportei para o Chile e Moçambique”, conta ela, que trabalha com um estoque robusto de cosméticos.
Para turbinar as vendas e agilizar o trabalho das suas 1,2 milhão de consultoras, a Natura lançou este mês um catálogo virtual em que divulga interativamente os produtos da temporada. No arquivo digital, o internauta pode obter mais informações sobre os cosméticos e detalhes de como utilizá-los —o que não seria possível fazer no catálogo impresso.
A novidade, segundo Marcelo Soderi, gerente de comunicação comercial da empresa, veio para manter a empresa atualizada aos meios de compra utilizados pelos consumidores. “A exposição dos nossos produtos tem que ser a melhor. Com o catálogo virtual, a abrangência é ilimitada”, destaca o executivo. Além do catálogo eletrônico, a Mary Kay, de setor de cosméticos, oferece aplicativos gratuitos para as consultoras administrarem suas vendas e metas e outro para as clientes testarem os produtos, como maquiagem e tinturas de cabelo

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