Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 381.498 unidades em dezembro, alta de 30,20% ante o mesmo mês de 2009, segundo dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação ao mês anterior, novembro, houve um crescimento de 16,13%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em todo o ano de 2010, foram vendidas 3.515.120 unidades, um aumento de 11,91% em comparação a 2009. O desempenho de dezembro e do ano de 2010 foram recordes históricos.
Considerando todos os segmentos analisados pela Fenabrave, o que inclui motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 593.013 unidades no mês de dezembro, um acréscimo de 28,73% em comparação ao mesmo período de 2009. Em relação a novembro o crescimento foi de 19,02%. Ao longo de todo o ano de 2010 as vendas somaram 5.444.387 unidades, o que representa um crescimento de 12,42% sobre 2009.
Levando-se em conta apenas automóveis e comercias leves, as vendas em dezembro cresceram 29,97%, para 361.197 unidades ante dezembro de 2009.
Na comparação com novembro houve alta de 15,99% no número de emplacamentos. No ano foram vendidos 3.329 170 veículos, alta de 10,63% em comparação a 2009. Já as vendas de caminhões e ônibus, com 20.301 unidades em dezembro, saltaram 34,41% em relação a igual mês de 2009. Em relação a novembro de 2010 ocorreu uma elevação de 18,73%. No acumulado do ano as vendas foram 41,15% maiores e atingiram 185 950 unidades.
Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 197.405 motocicletas em dezembro, alta de 24,97% em comparação ao mesmo mês de 2009 e de 24,54% ante novembro. No acumulado do ano, com 1.803.864 motos vendidas, o mercado registra alta de 12,10% nas vendas.O comércio de implementos rodoviários somou 7.007 unidades em dezembro, crescimento de 65,49% em relação ao mesmo período de 2009. Em relação a novembro houve um aumento de 32,51%. Na comparação com 2009 a alta foi de 46,20%, com vendas de 58.788 unidades.
A Fiat encerrou o ano de 2010 como líder de vendas no mercado brasileiro. A empresa vendeu 760.474 unidades de automóveis no ano, o que representa 22,84% do mercado. A Volkswagen aparece em segundo lugar, com 697.342 unidades e 20,95% de participação de mercado, seguida pela General Motors, com 19,75%. A Ford, com 10,10% das vendas, e a Renault, com 4,82%, aparecem na sequência. Em dezembro, o ranking de vendas de automóveis e comerciais leves também teve a Fiat na liderança, com 21,98% de mercado, seguida por Volkswagen (20,38%), Ford (10,0%), Renault (5,05%) e Honda (4,36%).
Vendas de automóveis aumentam 30,20% em um recorde histórico
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:
Qual sua opinião? Deixe seu comentário
Notícias Recentes
Desemprego sobe a 7,8% no trimestre terminado em fevereiro, diz IBGE
28 de março de 2024
Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida
28 de março de 2024
Alta da renda tira 20 milhões de situação de insegurança alimentar
28 de março de 2024
Manifestação reúne centenas de motoristas
27 de março de 2024
Navegistic Navalshore Amazônia terá quase 100 expositores
27 de março de 2024
O que faz um Pai de Santo? Saiba tudo!
27 de março de 2024