Pesquisar
Close this search box.

Vendas de automóveis aumentam 30,20% em um recorde histórico

Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 381.498 unidades em dezembro, alta de 30,20% ante o mesmo mês de 2009, segundo dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação ao mês anterior, novembro, houve um crescimento de 16,13%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em todo o ano de 2010, foram vendidas 3.515.120 unidades, um aumento de 11,91% em comparação a 2009. O desempenho de dezembro e do ano de 2010 foram recordes históricos.
Considerando todos os segmentos analisados pela Fenabrave, o que inclui motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 593.013 unidades no mês de dezembro, um acréscimo de 28,73% em comparação ao mesmo período de 2009. Em relação a novembro o crescimento foi de 19,02%. Ao longo de todo o ano de 2010 as vendas somaram 5.444.387 unidades, o que representa um crescimento de 12,42% sobre 2009.
Levando-se em conta apenas automóveis e comercias leves, as vendas em dezembro cresceram 29,97%, para 361.197 unidades ante dezembro de 2009.
Na comparação com novembro houve alta de 15,99% no número de emplacamentos. No ano foram vendidos 3.329 170 veículos, alta de 10,63% em comparação a 2009. Já as vendas de caminhões e ônibus, com 20.301 unidades em dezembro, saltaram 34,41% em relação a igual mês de 2009. Em relação a novembro de 2010 ocorreu uma elevação de 18,73%. No acumulado do ano as vendas foram 41,15% maiores e atingiram 185 950 unidades.
Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 197.405 motocicletas em dezembro, alta de 24,97% em comparação ao mesmo mês de 2009 e de 24,54% ante novembro. No acumulado do ano, com 1.803.864 motos vendidas, o mercado registra alta de 12,10% nas vendas.O comércio de implementos rodoviários somou 7.007 unidades em dezembro, crescimento de 65,49% em relação ao mesmo período de 2009. Em relação a novembro houve um aumento de 32,51%. Na comparação com 2009 a alta foi de 46,20%, com vendas de 58.788 unidades.
A Fiat encerrou o ano de 2010 como líder de vendas no mercado brasileiro. A empresa vendeu 760.474 unidades de automóveis no ano, o que representa 22,84% do mercado. A Volkswagen aparece em segundo lugar, com 697.342 unidades e 20,95% de participação de mercado, seguida pela General Motors, com 19,75%. A Ford, com 10,10% das vendas, e a Renault, com 4,82%, aparecem na sequência. Em dezembro, o ranking de vendas de automóveis e comerciais leves também teve a Fiat na liderança, com 21,98% de mercado, seguida por Volkswagen (20,38%), Ford (10,0%), Renault (5,05%) e Honda (4,36%).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar