Venda no varejo deve crescer 5%

O Dia dos Namorados se aproxima e a expectativa para os comerciantes de Manaus é de manter a recuperação que vem ocorrendo em 2013 depois de um 2012 decepcionante. A Fecomércio (Federação do Comércio do Amazonas), estima que as vendas cresçam de 3% a 5% nesse Dia dos Namorados em comparação ao do ano passado. No Dia das Mães, que ocorreu em 12 de maio, o crescimento foi de 4,5% em relação ao último ano.
O vice-presidente da Fecomércio, Aderson Frota, explica que em 2012 o consumidor sofreu com os problemas relativos a crédito, inflação e ainda com a cheia que prejudicou a economia Manauara, portanto será muito difícil que em 2013 os números não apresentem crescimento em qualquer data festiva. “Ano passado Manaus vivia uma enchente brutal. Este ano além de não ter essa enchente, tivemos um afrouxamento no credito, recuperação do consumidor. Portanto esperamos sim um crescimento”.
O Dia dos Namorados é tido como a quarta data mais importante do comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, disputando lugar com o Dia dos Pais. Além disso, segundo Aderson Frota, a alta no preço dos alimentos também pode complicar o consumidor que quiser presentear seu amado. “Não se cria uma expectativa tão grande para essa data. E esse ano, apesar do crescimento, temos um fator que está comprometendo um pouco as vendas que é o exagerado aumento no preço dos alimentos. Isso desfalca bastante o orçamento para esse tipo de atividade”, comenta.

Emprego

Para Fecomércio o número de emprego gerados pela data também não deve ser significativo. Isso por que devido a proximidade da data com os Dias da Mães, que tem uma representatividade bem maior para o comércio, a maioria das empresas acaba apenas mantendo os contratados para as duas datas, sem realizar novas contratações. “O dia das mães é muito próximo do dia dos namorados. Uma data engloba a outra, então o crescimento do emprego não é algo que acontece em função do dia dos namorados, pode ocorrer por outros fatores, mas não é uma data que aumente a geração de emprego” conclui Aderson Frota.
Já a CDLM (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus) espera um crescimento no número de empregos. As informações da entidade são de que pelo menos 95% das pessoas contratadas para o dia das mães em caráter temporário manteve o seu emprego e mais 400 postos de empregos temporários devem ser abertos para o dia dos namorados.
No setor de alimentação também há expectativa de crescimento. Já que muitas pessoas trocam os presentes por passeios e jantares. Segundo a Abrasel-AM (Associação Brasileira de Restaurantes e Hotelaria do Amazonas) há uma expectativa que o setor cresça em torno de 20% na contratação de funcionários temporários. A diferença fica por conta do tipo de programação, enquanto no Dia das Mães a programação costuma ser diurna, no Dia dos Namorados ela passa a ser noturna em virtude do caráter comemorativo da data.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email