Pesquisar
Close this search box.

Venda de novos registra tendência de redução

As vendas de veículos novos no Brasil devem mostrar queda em maio, pressionadas pelo desempenho de carros e comerciais leves, em um período em que a indústria seguiu tomando medidas para cortar produção.
Segundo fonte do setor com acesso a dados preliminares de emplacamentos, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em maio até a quinta-feira somaram 273,54 mil unidades. Isso corresponde a uma média por dia útil de cerca de 13,7 mil unidades ante cerca de 15,2 mil em maio de 2013.
Em se mantendo a média de vendas para esta sexta-feira, as vendas de veículos novos devem encerrar o mês em 287,2 mil unidades, queda de 2% sobre abril e de 9% em relação a maio de 2013.
O desempenho deve contribuir para reforçar fraqueza do PIB neste primeiro semestre. Nesta quinta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o Produto Interno Bruto de janeiro a abril cresceu 0,2% sobre o quarto trimestre do ano passado, dentro do esperado pelo mercado.
Segundo os dados preliminares de licenciamentos, as vendas de abril e maio somam 580 mil veículos, queda de quase 11% sobre o mesmo período de 2013. No acumulado do ano até quinta-feira, o setor tem licencimentos de 1,392 milhão de unidades, queda de 6% sobre os cinco primeiros meses do ano passado.
A associação que representa as montadoras, Anfavea, manteve no início deste mês expectativa de que as vendas de veículos novos no Brasil em 2014 vão crescer 1,1%, para 3,81 milhões de unidades.
Por segmento, as vendas de automóveis e comerciais leves em maio até quinta-feira somaram 259,2 mil unidades, queda de 7% sobre o mesmo período de abril, segundo dados informados pela fonte. Já as vendas de caminhões, represadas no início do ano por atrasos em programas de financiamento do BNDES, subiram 12% na mesma comparação, para 12 mil unidades. Os emplacamentos de ônibus tiveram queda de 2%, a 2,3 mil unidades.
A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de veículos Automotores), divulga dados oficiais de vendas de veículos, incluindo motos e implementos rodoviários na próxima terça-feira. Já a Anfavea, publicará números de produção e exportações na quinta-feira.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar