Pesquisar
Close this search box.

Venda de monitores LCD crescem mais de 200%, aponta IDC

Um crescimento acima de 200% foi o balanço das vendas de monitores LCD no mercado brasileiro nestes seis primeiros meses de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o estudo Brazil Quarterly LCD and Plasma Monitors Tracker Q2 2007, realizado pela IDC Brasil, foram contabilizadas vendas de aproximadamente 4 milhões de monitores no país, somados os LCD e os CRT, de janeiro a julho.
De acordo com Reinaldo Sakis, analista sênior da consultoria, além do crescimento excepcional dos modelos LCD, foi verificado que o consumidor está descobrindo novas marcas. “As gigantes coreanas estão perdendo terreno de forma consecutiva nestes dois primeiros trimestres para empresas menores, como a AOC, Proview e Waytec”, disse.

Mais um reflexo da explosão das vendas de computadores observada desde o ano passado, a substituição dos monitores foi prevalecida por modelos LCD em detrimento aos CRT, ultrapassando em volume as vendas no semestre. “Desde então, essa diferença só vem aumentando”, comentou Sakis.
Com mais marcas de monitores LCD a escolher, o consumidor está se valendo dos preços em queda, da ergonomia e da praticidade oferecida por estes modelos, que ocupam bem menos espaço nas mesas de trabalho. Já os modelos widescreen, que oferecem uma proporção de imagem mais larga e já têm seu uso padronizado mundialmente, ainda estão com custos muitos altos para os bolsos do consumidor brasileiro, à espera de melhores preços.
Um fator a ser explorado pelos fabricantes, ressaltou Sakis, diz respeito ao uso de monitores de 17” ou 19” em notebooks, tanto nos modelos “quadrados” quanto nos Wide. “Os notebooks já têm uma grande participação no mercado brasileiro, com um futuro ainda mais promissor. Trabalhar de oito a dez horas por dia sobre um teclado de notebook, visualizando tudo através de uma tela de 13′ ou menor, não é tarefa fácil, daí a premência de parcerias entre fabricantes de notebooks e de monitores”.
A expectativa da IDC Brasil é que o mercado nacional comercialize cerca de 9 milhões de monitores até o final de 2007.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar