Pesquisar
Close this search box.

Venda de importados tem queda de 40,3% em março

As vendas de carros das marcas sem fábrica no Brasil mantiveram o ritmo de queda sentido desde o ano passado, recuando 40,3% em março em relação ao mesmo mês de 2012, informou hoje a Abeiva -entidade que representa as importadoras de carros no país.
Os emplacamentos de veículos importados já acumulam queda de 31,7% no primeiro trimestre ante 2012, queda maior que o previsto segundo a associação, enquanto as vendas totais de automóveis no mercado interno avançaram 1,9% no mesmo período.
Na comparação com fevereiro, os emplacamentos de veículos importados avançaram 12,1% porque março conta com mais dias úteis que o mês do Carnaval.
As vendas do segmento estão em trajetória de queda desde que o governo definiu a sobretaxa de 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre o preço de carros de marcas sem produção local.
Empresas que aderiram ao novo regime automotivo, comprometendo-se a produzir no país -como BMW e Chery, por exemplo-, passaram a ter uma cota de importações isentas da sobretaxa, mas as vendas ainda não sentiram o impacto da medida.
A Abeiva, no entanto, disse esperar que o volume de vendas aumente no segundo semestre, quando as empresas que confirmaram produção no Brasil poderão se habilitar a ter sua cota de importações ampliada. Segundo a Abeiva, o market share das empresas de importação caiu para 3,04% em março, ante 3,27% em fevereiro e 4,81% em março de 2012.
As vendas de empresas associadas à entidade representam 15% das vendas totais no acumulado de janeiro a março de 2013.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar