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Venda de games alcança incremento de até 90%

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Impulsionado pelas vendas da linha PlayStation da Sony, o comércio varejista de Manaus registrou elevado incremento nas vendas de video games no ano passado em comparação ao resultado obtido em 2006. Os comerciantes consultados (Mirai Panasonic, TV Lar e Star Games) alcançaram índice que oscilou entre 25% e 90%. Em média, o preço do console mais vendido no mercado local, o PlayStation 2, é de R$ 600, mas os valores ofertados pelas lojas apresentam variação de até 16,66%.

Por sua vez, a indústria de telejogos do PIM (Pólo Industrial de Manaus) obteve em 2007 acréscimo de 60,53% na produção desses produtos. No entanto, o mercado da cidade é abastecido principalmente por aparelhos importados da Ásia, enquanto que os produtos do pólo são escoados especialmente para outros Estados.

A fabricação de games alcançou o total de 275.615 mil unidades no período de janeiro a novembro de 2007. No mesmo período do ano passado, o índice obtido foi de 171.689 mil telejogos. A produção até o décimo primeiro mês do ano anterior superou o acumulado de todo o ano anterior (192.338 mil consoles).

Do total de 275.615 mil unidades produzidas até novembro do ano passado, somente 5.515 mil telejogos ficaram no comércio de Manaus. Já a venda para outros Estados do país chegou a 193.147 mil video games. Somada, a quantidade vendida até novembro de 2007 foi de 198.662 mil unidades.

A indústria obteve receita de US$ 15.586 milhões no acumulado no intervalo de janeiro a novembro do ano anterior. Os melhores resultados foram alcançado no nono (US$ 3.283 milhões) e décimo primeiro (US$ 4.538 milhões) meses de 2007, períodos em que o comércio repõe o estoque para atender a alta demanda do Dia das Crianças e do Natal.

Na Mirai Panasonic as vendas de video games cresceram entre 25% e 30% em 2007 em comparação ao ano anterior.

Atualmente, a loja comercializa em média 80 consoles mensalmente. Segundo o gerente, Alexandre Morais, o motivo do acréscimo foi a diversificação dos produtos ofertados. Hoje, a Mirai oferece cinco modelos de duas marcas diferentes. O consumidor pode optar entre o Nintendo DS, Nintendo I, o PSP portátil e os PlayStations 2 e 3.

Os preços dos telejogos variam de R$ 500 a R$ 2.280. O video game mais atual e com maior custo exposto na loja é o PlayStation 3. Já os consoles que tiveram mais saída foram o Nintendo I e o PlayStation 2. “Se a grande massa tivesse condições financeiras compraria o PS 3, mas hoje apenas a elite pode adquirir este produto”, disse Morais. Todos os modelos vendidos na Mirai Panasonic são importados.

De acordo com o executivo, a loja apresenta boas vendas de telejogos durante todo o ano com acréscimo em determinadas temporadas. “Em épocas especiais como Dia das Crianças e Natal as vendas têm incremento em torno de 20% comparando aos outros meses”, explicou. Em 2008, a expectativa é elevar ainda mais as vendas dos video games. A estratégia é reduzir neste ano em 10% os preços de todos os modelos comercializados.

Com o início das vendas do PlayStation 2, a TV Lar do Amazonas Shopping também registrou crescimento de 30% na procura pelos consoles no ano anterior sobre o desempenho de 2006. Anteriormente, a unidade comercializava apenas os modelos Mega Drive 3 e Dynavision. “A preferência do consumidor é pelo novo modelo ofertado na loja.

Portanto, a demanda pelos outros telejogos obteve queda de 10% em 2007”, explicou o gerente, Leandro Vieira.

Demanda de fim de ano foi superior a oferta

O resultado obtido no ano anterior foi motivado principalmente pelas vendas nos meses de outubro e dezembro do ano passado, que apresentaram alta de 50% neste período ante aos índices dos demais meses. No ano anterior, a TV Lar comercializou entre 10 e 12 games por mês. Outro impulsionador nas vendas foi a queda de 15% dos preços destes produtos.

Atualmente, o custo dos consoles na loja varia entre R$ 230 e R$ 780. Em 2008, a TV Lar planeja iniciar a venda de outros dois tipos de telejo

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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