Pesquisar
Close this search box.

Vem aí um concurso na saúde

O aumento de atendimento na rede de assistência em Manaus, com o recrudescimento das infecções pelo novo coronavírus no Amazonas, possibilitou a contratação de um volume grande de profissionais de saúde pelo Estado, de forma temporária. De outubro de 2020, quando começou o Plano Executivo de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, a 1º de março de 2021, a Secretaria de Saúde do Estado contratou 2.089 profissionais, que se somam aos 14.914 que já integram a rede, totalizando 17.003 mil profissionais. O número leva em consideração o total de servidores na capital e no interior. Os 2.089 foram contratados de forma temporária, com contratos valendo por 90 dias. Como as ações realizadas na pandemia deixarão um legado de expansão de leitos, consequentemente, haverá a necessidade de ampliar a quantidade de funcionários da SES-AM em definitivo.  Segundo o chefe chefe do Departamento de Recursos Humanos da SES-AM, Mário Ernani Mendonça, o Estado já trabalha em um levantamento de impacto financeiro para novas contratações por meio de concurso, como determina a legislação. 

PACTO

suframa
Foto: Divulgação

Durante o encerramento do Amazônia Innovation Week – evento on-line de imersão nas principais atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em andamento na região Sul do Brasil –, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, anunciou a intenção de criar o “Pacto pela Inovação da Amazônia”. A ação consiste na implementação de um grupo de trabalho público-privado envolvendo todo o ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental (estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) com o objetivo de buscar o melhor aproveitamento das experiências aprendidas ao longo o evento e avanços conjuntos na área de PD&I na região.

REPUTAÇÃO

Com o intuito de impedir candidaturas que não atendam ao requisito da reputação ilibada para os cargos de presidente e vice-presidente das Comissões Permanentes da Câmara Federal, o deputado federal José Ricardo (PT), com demais membros da bancada, apresentou Projeto de Resolução para modificar o item do Regimento Interno da Câmara dos Deputados que trata sobre assunto. A exigência de reputação ilibada para a ocupação de determinados cargos públicos já está prevista na Constituição Federal.

REQUERIMENTO

O deputado Adjuto Afonso (PDT) encaminhou um requerimento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pedindo a sanção imediata da Medida Provisória 1.026/2021, que permite a aquisição de vacinas contra a Covid 19 também pelos estados e municípios. O parlamentar pediu apoio aos demais colegas parlamentares para que assinem o documento, e vai recorrer também à União Nacional Dos Legisladores e Legislativos Estaduais, criando um movimento em prol da liberação da compra do medicamento

INFRAÇÕES

O Tribunal de Contas do Amazonas, por meio da Diretoria de Controle Externo de Admissão de Pessoal, produziu uma nota técnica acerca da Portaria nº 01/2021, que trata sobre as mudanças no processo de envio de folhas de pagamento e atos de admissão pelos gestores a Corte, com o objetivo de cumprir com o papel pedagógico da Corte, e, dessa forma, evitar que possíveis irregularidades e infrações passíveis de punição sejam cometidas pelos gestores jurisdicionados do estado.

NOTA AMAZONENSE

nota
Foto: Divulgação

O sorteio mensal da Campanha Nota Fiscal Amazonense referente ao mês de fevereiro ocorrerá no dia 10 de março e contará com mais de R$ 100 mil em premiações. Os contemplados serão divulgados nas redes sociais da Secretaria de Estado da Fazenda.

EFEITOS ADVERSOS

Instruir profissionais envolvidos no processo de vacinação contra a Covid-19, é tema de uma webpalestra, ministrada pela Fundação de Vigilância em Saúde, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, que explicará sobre possíveis eventos adversos após a aplicação do imunizante, bem como o processo de notificação de casos. As vagas são ilimitadas. A capacitação acontece hoje, das 14h às 16h, e será transmitida de forma on-line, tendo como público-alvo técnicos, auxiliares de Enfermagem, além de estudantes e acadêmicos de universidades públicas e privadas.

MILIONÁRIA

Uma audiência pública que vai apresentar e debater o projeto “Reforma e Modernização da Rodovia AM-010”. O evento acontecerá de forma virtual no dia 12 de março, a partir das 10h (horário de Manaus). A mais arrojada das obras de infraestrutura anunciadas pelo Estado para iniciar este ano terá investimentos de R$ 368 milhões, entre recursos próprios e de emenda parlamentar.

LUTO ECUMÊNICO

A morte de Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus, mobilizou não apenas o setor público – Estado e município decretaram luto oficial  – como também outras religiões. Muçulmanos, judeus e evangélicos divulgaram notas lamentando o ocorrido. Até a Maçonaria se manifestou em nota oficial. Ele foi sepultado ontem, depois de homenagens na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

FRASES

“Peço licença para ser mãe de uma criança especial. ” Joana Darc (PL), deputada estadual, anunciando o nascimento de Joaquim, seu primeiro filho, portador de necessidade especial

“Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho. Quando se é cristão não se para de lutar, até chegar ao céu.” Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar