14 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Variedades de feijão tem boa aceitação

Com o feijão prestes a ser arrancado, notou-se o bom desempenho da nova variedade quanto à produtividade e sanidade da lavoura.

No momento em que os preços do feijão são acusados de serem alguns dos vilões da inflação, engenheiros agrônomos do DSMM/Cati (Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e do IAC (Instituto Agronômico), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, reuniram-se com agricultores e técnicos para avaliarem no campo a produção de sementes de novas variedades.
O Sítio Nova Esperança, em Manduri, do produtor Altair Correa, foi um dos visitados. Ele se diz contente com o resultado inicial e credita o sucesso à orientação que recebeu do engenheiro agrônomo Rubens Koudi Yamanaka, do DSMM. Lá foram plantadas duas variedades: uma nova, o IAC Alvorada, e uma já tradicional, o Pérola. Com o feijão prestes a ser arrancado, notou-se o bom desempenho da nova variedade quanto à produtividade e sanidade da lavoura. Também foi observado que o IAC Alvorada é cerca de dez dias mais precoce que o Pérola.
No vizinho município de Bernardino de Campos, o imóvel visitado foi a tradicional fazenda Siriema do Lago, onde o técnico agrícola Jonavildo de Oliveira mostrou que a nova variedade achava-se bem menos atacada pela doença do mosaico-dourado do que a variedade Rubi, que ele tinha ao lado. Os engenheiros agrônomos e agricultores convidados puderam verificar, in loco, mais uma vantagem da nova variedade.
Já na fazenda “Ataliba Leonel”, pertencente ao DSMM, onde são produzidas sementes de diversas espécies, os visitantes apreciaram, além do IAC Alvorada, as variedade IAC Diplomata (feijão-preto) e a IAC Galante, do tipo rosinha, uma das vedetes da nova safra de variedades lançadas. Essas foram plantadas ao lado do Carioca Precoce, desenvolvido pela Cati há alguns anos, também com bom desenvolvimento.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email