Pesquisar
Close this search box.

Variante Ômicron preocupa investidores na bolsa

A economia é um termômetro interessante de ser analisado quando eventos provocam instabilidade em algum país. A pandemia de covid-19 em 2020, deixou rastros de problemas econômicos em diversos países, que estão buscando recuperação até os dias atuais. Por isso, o surgimento de uma nova cepa de covid, também causou alterações nas bolsas de valores do mundo inteiro.

De acordo com dados da XP, ações de companhias aéreas caíram quase 15% e o petróleo cerca de 11%. Além disso, o medo sobre a possível retomada de medidas de isolamento rígido como o lockdown, também vem instabilizando o mercado. Por isso, a maioria dos investidores acredita que este é um momento de cautela. “Creio que independente de estarmos vivendo PL’s históricos altos nos Estados Unidos, indicador sobre a bolsa estar barata ou cara, é importante considerar se no Brasil a oportunidade é momentânea ou de longo prazo”, opina César Karam, investidor e empresário. Para ele, a decisão mais inteligente para os investidores sempre é diversificar e aplicar dinheiro tanto no Brasil, quanto no exterior.

Para investir com segurança, Karam acredita, ainda, que deve-se realizar aplicações aos poucos, mas com frequência. “Existe a teoria do custo médio em dólares que fala que, para o investidor a longo prazo, nada é tão seguro quanto comprar a mesma quantia de ações todos os meses, porque isso mitiga os riscos”, afirma. “Se a pessoa tem esse comprometimento, talvez, compre dólar um pouco mais barato, um pouco mais caro e, no fim das contas, ela consegue colher esses resultados. Então penso que é uma ótima estratégia”, aconselha o especialista.

Karam acredita, também, que é possível começar a investir em meio ao caos gerado pelo avanço da variante. “Pensando em uma situação extrema, algo como aconteceu com a Venezuela, por exemplo. Se você tem somente dinheiro no Brasil, você acaba perdendo todo esse dinheiro. É aí que está a segurança em ter dinheiro aplicado diretamente no exterior, além disso, lá fora tem uma variedade de investimentos maior”, opina.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar