Varejo tem o melhor Natal em seis anos

As vendas realizadas na semana do Natal, de 18 a 24 de dezembro, cresceram 15,5% em todo o país, na comparação com a mesma semana de 2009, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Natal 2010. De acordo com o levantamento, foi o maior crescimento no volume de vendas para esta data desde 2004, ano em que houve crescimento de 16,1% das vendas de Natal sobre o mesmo período de 2003.
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Natal também apresentaram uma evolução significativa. Houve 14,9% de crescimento, ante igual semana do ano anterior.
Quando analisado o final de semana que antecedeu o Natal (17, 18 e 19 de dezembro), as vendas aumentaram 13% em todo o país, na relação com o fim de semana correspondente de 2009 (18, 19 e 20 de dezembro).
Na cidade de São Paulo, por sua vez, as vendas no fim de semana apresentaram uma evolução de 12,6%, ante o período equivalente de 2009.

Avanço do crédito

Na análise dos economistas da Serasa Experian, o desempenho do varejo neste Natal de 2010 foi determinado pelo elevado nível de emprego, pela expansão da massa de rendimentos dos consumidores e pelas condições de crédito ainda favoráveis. “Neste sentido, as recentes medidas macro prudenciais adotadas pelo Banco Central no início de dezembro, visando conter o avanço acelerado do crédito, parecem não ter produzido efeitos adversos significativos sobre as vendas de final de ano”, observaram.
Os especialistas acrescentam ainda que as vendas de Natal deste ano superaram as expectativas dos varejistas que, segundo a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, divulgada em 8 de dezembro último, previam um crescimento de 10,5% sobre as vendas de 2009.
O Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian, o único de alcance nacional. Foram consideradas as consultas realizadas nos períodos de 18 a 24 de dezembro de 2010 e de 17 a 19 de dezembro de 2010 e comparadas às consultas realizadas nos períodos de 18 a 24 de dezembro de 2009 e de 18 a 20 de dezembro de 2009, respectivamente.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email