Pesquisar
Close this search box.

Varejo espera fechar 2010 com recorde de vendas

O setor varejista espera encerrar o ano de 2010 com o melhor resultado para o ano desde 2007, segundo o IAV (Índice Antecedente de Vendas), pesquisa realizada com 35 empresas associadas ao IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) que teve início naquele ano.
A projeção dos lojistas é registrar aumento real de 7,8% nas vendas neste ano, percentual ligeiramente superior ao que foi registrado em 2009.
O crescimento no último trimestre do ano é estimado em 11,1% na comparação com o mesmo período em 2009, também o melhor desempenho desde 2007, quando começou o levantamento.
Para o mês de novembro, a expectativa é de alta de 11,8% ante igual intervalo no ano passado e de 11,1% em dezembro. Segundo o instituto, os dados de outubro já sinalizaram a aceleração das vendas, que cresceram 10,3%, superando a expectativa prévia de 7,7% para o mês.

Bens duráveis

Entre os setores do varejo, o segmento de bens duráveis (móveis, eletrodomésticos, material de construção) projeta as maiores taxas de crescimento nos próximos meses, sendo 16,5% em novembro e 16,7% em dezembro, ambos na comparação com o mesmo período no ano passado.
A confiança dos consumidores brasileiros e as condições de crédito favoráveis estão entre os fatores apontados pelo IDV para a projeção de alta.
Outro segmento que também tem expectativa positiva é o de bens não duráveis (que inclui alimentação, farmácia, perfumaria etc.), que espera crescimento de 11,2% nas vendas em novembro e 9,1% em dezembro.
Em relação ao emprego, o varejo projeta para o fim do ano um acréscimo de 27% na força de trabalho com vagas temporárias.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar