Pesquisar
Close this search box.

Varejo de shopping tem o melhor desempenho do ano em novembro

https://www.jcam.com.br/negociosservicos_cad2_1312.jpg

O MercadoFlux registrou o índice 109 no mês de novembro, o que indica que a atividade comercial do setor de shopping nesse mês cresceu 9% em relação à média de todo o ano passado. Em relação ao mês anterior, outubro de 2007, a alta é de 1,7%. Esse resultado confirma a tendência de crescimento que vem sendo observada desde o início do ano.

Lançado no último mês de outubro, o MercadoFlux é um indicador específico do mercado de shopping. Um indicador mensal de movimentação do varejo de shopping que indica o grau de desempenho, aquecimento ou retração do setor, com base no mercado das principais cidades do país.

Não é apenas um indicador de fluxo de clientes, pois seu cálculo é feito com base em análises cruzadas de múltiplas variáveis como, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping, além do fluxo de consumidores.

De acordo com esse indicador, a atividade de varejo de shopping vem desde o primeiro trimestre do ano registrando desempenho médio superior ao do ano passado.

Desempenho e tendência de mercado

A exceção ocorre apenas nos meses de fevereiro, quando houve uma variação negativa mais acentuada, natural no varejo pelo feriado de carnaval, e abril e setembro, quando a média foi relativamente semelhante à média de 2006. Nos demais meses a tendência de crescimento se mantém, o que reforça a expectativa de um mês de dezembro com melhor resultado que nos anos anteriores.

Por região, São Paulo registrou o melhor desempenho do mercado de shopping em novembro, com índice 114, que foi também o maior índice do ano. Isso significa que a atividade comercial em shopping na região cresceu 14% em relação à média de 2006 e 2% em relação a outubro deste ano. O Rio de Janeiro registrou crescimento de 1,5% em novembro, enquanto em Belo Horizonte a alta foi de 1,3%, em relação ao mês anterior.

Os shoppings de grande porte tiveram o melhor desempenho em novembro, com alta de 2,5% em relação ao mês anterior, e 10% em relação à média do ano passado. Já os shoppings de pequeno porte registraram alta de 4% em relação ao ano passado, embora tenham apresentado retração de 3,2% em novembro em relação a outubro. Para os pequenos shoppings, outubro tinha sido o melhor mês do ano.

Instituto de pesquisa

Desenvolvido em conjunto pelas empresas IPDM, instituto de pesquisa especializado em mercado de shopping, e Feixe Tecnologia, especializada em contagem eletrônica de fluxo de consumidores, o indicador MercadoFlux é uma ferramenta estratégica para a indústria de shopping.

Segundo o diretor do IPDM (Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento de Mercado), Antônio Carlos Ruótolo, esse indicador servirá como parâmetro para cada empresa ou shopping comparar se o seu desempenho de venda, faturamento ou fluxo de clientes acompanhou o mercado como um todo naquele período. Assim, pode-se medir com eficiência, por exemplo, o impacto das ações de Marketing no fluxo e conseqüentemente no volume de vendas e faturamento .

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar