Pesquisar
Close this search box.

Varejo da construção não decola no Amazonas

Enquanto os institutos de pesquisa continuam apontando bom desempenho do varejo de materiais de construção no âmbito nacional, no Amazonas o segmento tem registrado baixa nas vendas nos primeiros meses do ano.
Conforme a última PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de vendas no Brasil, teve variação positiva de 0,2% em abril ante o mês anterior e de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos quatro primeiros meses, a variação foi de 12,5% e nos últimos 12 meses, 14,5%. Em março e fevereiro deste ano os percentuais também foram favoráveis na comparação com os meses anteriores (2,1% e 0,3%, respectivamente).
No Amazonas, a situação se mostrou inversa. As pesquisas mais recentes da Fecomércio/AM (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas) revelaram uma desaceleração no setor. Março registrou variação negativa de 3,98% e fevereiro fechou em baixa de 5,55%. O faturamento também foi negativo em março (-4,8%) e em fevereiro (-4,93%).
Para o presidente da ACA (Associação dos Comerciantes do Amazonas), Gaitano Antonaccio, a retração foi causada por um receio por parte dos próprios lojistas em fazer pedidos. O motivo da dúvida, segundo ele, teria sido em relação ao início das obras do governo, especialmente aos projetos para a Copa. “Os comerciantes ficaram sem saber se haveria ou não demanda e seguraram os pedidos, freando consequentemente o volume das vendas”, enfatizou.
Segundo o proprietário da JF materiais de construção, Jortenir Fernandes, desde o ano passado, os lojistas do segmento alimentam a expectativa de dobrar o volume de vendas em função da Copa e demais obras dos governos federal e estadual. “A troca de governo desacelerou o ritmo das obras. Muitas pararam e algumas ainda não tiveram início. Já as obras particulares só costumam movimentar o comércio a partir do segundo semestre, com a chegada do verão”, detalhou.
Fernandes ressaltou ainda que não se deve esquecer o ‘fator calendário’. “Quando o consumidor recebe seu 13º salário no final do ano, geralmente direciona uma parte para obras residenciais. Depois disso, nos primeiros meses do ano, os gastos com impostos e material escolar ganham prioridade”, disse.

Segundo semestre

Na opinião do presidente da Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Manaus), Ivan Benzecry, fatores sazonais, atraso nas obras e mesmo as medidas de restrição de crédito adotadas pelo Governo não irão frear as vendas. “Espera-se um crescimento entre 5% e 10% em relação a 2010”, apostou.
A gerente da JLN Materiais de Construção, Neide Lopes, aposta em alta de até 15%. “A retomada das obras e o fim do período chuvoso vão puxar as vendas a partir desse mês”, opinou.
Segundo Gaitano Antonaccio, os materiais de decoração para o setor de hotelaria e de acabamento em geral para casas e apartamentos deverão ser os produtos de maior saída.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar