2 de dezembro de 2021

Varejo comemora alta nas vendas

Pesquisa parcial sobre as vendas na semana que antecede o Natal mostra números satisfatórios para o comércio na capital amazonense e no país

Pesquisa parcial sobre as vendas na semana que antecede o Natal mostra números satisfatórios para o comércio na capital amazonense e no país. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (26) pela Serasa, as vendas cresceram 5,1% em todo o Brasil quando comparadas com o mesmo período em 2011.
Ainda baseado no indicador Serasa, no ano passado o crescimento das vendas na mesma semana, em relação a 2010, foi de 2,8%. Segundo o presidente da CDL-Manaus, Ezra Benzion, os números oficiais ainda não estão disponíveis mais o setor comemora boas vendas. “As campanhas para a temporada atenderam a expectativa dos empresários”, comemora.
O representante adianta que o período ainda é de compras para o fim do ano. “Muitas pessoas compram o presente depois da data. Sem contar com o período de trocas”, explica.
Em estudo divulgado na primeira quinzena de dezembro pela Fecomércio/AM, os gastos com o presente natalino em Manaus deveriam ser de valores entre R$ 101,00 e R$ 300,00, com valor mediano de R$ 305,00.
Em nível nacional, os amazonenses estão entre os que mais gastam com as festas de fim de ano. Em São Paulo, por exemplo, a Alshop (entidade de lojistas de shoppings) divulgou que o valor caiu 20% em relação a 2011. O valor gasto por item foi de, em média, R$ 65, segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.
Os setores que apresentaram maior expansão neste Natal foram os de perfumaria e cosméticos (14%) e óculos, bijuterias e acessórios (14%).
A justificativa, segundo o representante da Alshop é que os valores, em geral, são mais acessíveis.
As vendas no Brasil no final de semana, às vésperas do Natal avançaram 3,4% na comparação com o final de semana da data em 2011. No ano passado as vendas avançaram 2,5% frente a 2010.
De acordo com os economistas da Serasa, o bom crescimento das vendas na semana do Natal foi decorrente da antecipação do consumo favorecido pelo final de semana prolongado. Também nas vendas do final de semana, o resultado foi superior ao verificado na data em 2011.
“Um fator a considerar também é que as promoções lançadas pelo varejo, em termos de facilidades de pagamento, inclusive para produtos mais baratos, ajudaram a elevar as vendas na data”, explica o assessor econômico da Fecomércio/ AM, José Fernando Pereira da Silva. Para ele, o resultado das vendas do varejo para o Natal 2012 pode ser considerado bom, diante do cenário de fraco crescimento da economia.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email