12 de maio de 2021

Vamos processar a prática de Atitude Mental Positiva?

Estamos vivendo momentos em que nossa saúde física tem sido ameaçada, e tantas são as dificuldades e desafios frente ao cenário que vivemos com o vírus que, inesperadamente, tirou todos nós do caminho que estávamos.

Infelizmente muitos que estarão lendo este texto perderam alguma pessoa querida ou estão com alguém doente, hospitalizado ou pode ser ele mesmo que está sofrendo com a doença e sentindo-se debilitado pelas consequências de passar pela experiência de ter sido infectado.

Certamente nossa saúde é o que existe de mais importante neste momento. Diante disto, gostaria de reforçar que saúde é a boa disposição física e psíquica. É o bem-estar. Passando a fazer uma grande corrente para que a saúde se estabeleça no mundo.

Inúmeras são as recomendações para cuidar da sua saúde física e manter-se o mais longe possível do coronavírus, mas quero reforçar que saúde é também esta boa disposição psíquica, ou seja, a nossa integração entre razão e emoção. Entre mente e sentimento. Diante disto, a importância de mantermos nossa Atitude Mental Positiva.

De alguma forma, se trata de estabelecer um estilo de vida em que seu modelo mental seja capaz de olhar as situações ao seu redor e estabelecer um diálogo interno que favoreça os pensamentos ligados a solução do problema, em encontrar caminhos favoráveis para ultrapassar os obstáculos.

Elabore comigo! Você sabia que o que pensamos, sentimos, e então agimos? Sim. Esta é o que chamamos de matriz da vida. Quando nos alimentamos de pensamentos positivos, estamos gerando um conjunto de emoções favoráveis e com elas o melhor impulso para ação.

Uma boa dica neste momento, é ler conteúdo que estimule. Assista filmes que tragam mensagem de superação, determinação ou outros temas que tragam aprendizados para o que você vive no momento, reserve um tempo para meditar, orar ou simplesmente refletir sobre possibilidades boas de futuro. Converse com pessoas que tenham a mesma intenção de pensar no que é bom, assim, você trará fontes de pensamentos bons para sua vida.

Quanto aos sentimentos. Lembre-se que toda emoção tem aspectos importantes para nosso aprendizado e crescimento. Mesmo as emoções que parecem negativas como medo, tristeza ou raiva, elas podem ser fonte de entendimento sobre o que ocorre com você e qual o melhor caminho para percorrer.

Muitos estão mergulhados na tristeza de suas perdas. A tristeza é uma emoção que leva para dentro de si e faz você refletir. Isto é bom! Aproveite esta tristeza, para entender como você pode aproveitar melhor a vida, viver a saudade de alguém com a boa memória dos momentos em que estiveram juntos. Atravessar o luto com consciência. A tristeza não precisar levar você para o mergulho profundo da depressão, mas pode favorecer para sua compaixão por quem sofre, mobilizar para ajudar quem precisar. Aprender com uma dor. Caso não esteja conseguindo lidar sozinho com ela, busque ajuda profissional.

A raiva também pode ser um gatilho que impulsiona sua ação. Tem raiva por que alguém perdeu o emprego? Resgate esta força para buscar novas oportunidades. Tem raiva por que não sabe o que fazer? Descubra através deste sentimento que quando não nos resta outra opção, ser forte é o que você tem que ser. 

E o medo? Ah… O medo. Quem nunca passou a noite acordado com receio de como seria a prova do outro dia? Quem já tremeu com uma turbulência de avião? Quem entrou em uma rua escura e sentiu seu coração palpitar? O medo é um sentimento que age como um sensor no cérebro em nossa defesa, para resguardar nossa integridade física. Ele é um poderoso agente de proteção.

As suas emoções são este caminho que impulsionará suas melhores ações, que nasceram da sua atitude mental positiva. Encare o que você sente com a visão de quem entende que suas sensações e sentimentos podem trabalhar a seu favor, mesmo que sejam desafiadores os problemas e dificuldades enfrentados.

Lembre-se que tudo começa na sua mente, um dia seu emprego, seu certificado, sua casa, seu relacionamento e qualquer outro tipo de projeto ou conquista que realizou eram sonhos que através do seu empenho e esforço se tornaram real. Continue acreditando em tempos melhores, continue dedicando-se por seus objetivos, pois uma atitude mental positiva tem o grande poder de impulsionar o seu melhor para ação.

Claro que quando o ambiente é favorável, quando as pessoas ao nosso redor estão bem e nos estimulam, são situações mais simples e é mais fácil manter o pensamento no positivo, mas o que mais conta é sua vontade genuína de fazer acontecer, mesmo que o seu redor não seja o mais adequado.

Eu acredito que é sempre possível desenvolver um modelo mental positivo, mesmo que hoje em uma escala de zero a dez seu número seja muito baixo. Para isto, vou dar 5 dicas poderosas para que possa encarar a vida de uma forma realista, mas otimista.

1 – Encare os seus pensamentos de frente e esteja disposto a transformar crenças negativas em fortalecedoras: Sempre que pensar que não vai conseguir. Quando acreditar que não será possível. Nos momentos em que sua mente for tomada pelo medo, reflita a respeito da razão para estar se sentido desta forma e encontre maneiras de mudar os pensamentos.

2 – Mude padrões de pensamentos negativos: Observe seus próprios pensamentos e identifique os padrões que se repetem desfavoravelmente. Desta maneira aprenderá a identificar o que tem bloqueado a sua ação e poderá trabalhar para transformá-los em positivos.

3 – Esforce-se para ver as coisas boas: É preciso abrir a cortina da gratidão diária para perceber que mesmo diante de todas as dificuldades, todos os dias vivemos milagres e somos agraciados por muita coisa boa. Agradecer dará mais ênfase para ver o positivo e focar sua atenção no que está bom, e não no que falta.

4 – Procure pensar antes de ter atitudes: Se você não apenas reagir às circunstâncias será capaz de não desencadear pensamentos ruins mesmo quando as situações “imploram” por uma ação mais intempestiva. O autoconhecimento levará você entender cada vez mais o que te tira do controle e poderá ser processado com mais inteligência emocional.

5 – Crie um círculo íntimo positivo: Recebemos uma grande influência das pessoas a nossa volta, assim sendo, se você estiver rodeado de pessoas negativas tenderá a repetir estes padrões negativos e passará a reclamar também. Um conjunto de amigos positivos mobilizará para uma vida agregadora de boas energias.

Perceba que você pode escolher encarar a vida com Atitude Mental Positiva, como caminho de gratidão, positividade, autorresponsabilidade ou Atitude Mental Negativa com caminho de reclamação, negatividade e culpa.

Ter um bem-estar, ou seja, saúde psíquica que interfira de maneira significativa em sua saúde física, começa ao se conectar com sentimento de merecimento, benção e plenitude, atraindo inclusive coisas melhores para sua vida e mesmo as dificuldades se tornarão aprendizados para dias melhores.

Construa um caminho ao idealizar objetivos de crescimento e realização pessoal com esforço necessário para atingi-los; transforme problemas em solução procurando possibilidades e não desculpas; acredite que podemos fazer todo o possível quando temos planejamento e estratégia de ação; tire do papel as teorias sobre uma boa vida e escolha caminhos para concretização de metas; reconheça os benefícios diante das adversidades com os ganhos de aprendizados e sempre mentalize e projete bons pensamentos.

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