Pesquisar
Close this search box.

Vamos envelhecer depois

https://www.jcam.com.br/PGB2_2212_1 (5).bmp

Desde o início da humanidade que o ser humano vive em transformação. Da descoberta do fogo à invenção da internet, foram muitas as mudanças de costumes, de estilo de vida, os avanços tecnológicos e científicos. Hoje a ciência e a medicina conseguiram erradicar doenças que antes eram capazes de dizimar uma população. E a “fórmula” para prevenir o envelhecimento veio junto. Pesquisas indicam que a perspectiva de vida do ser humano aumentou. No Brasil o IBGE divulgou resultados animadores. Sabemos, no entanto, que para fazer parte dessa expectativa temos que fazer alguns “ajustes” na nossa conduta.
Não por acaso, a editora Unesp em conjunto com a editora Senac, de São Paulo, publicaram o livro “Viva agora envelheça depois”, do renomado médico americano Isadore Rosenfeld, com tradução de Patrícia de Queiroz Carvalho Zimbres e revisão técnica de Antonio de Pádua Pithon Cyrino, que traz dicas preciosas em relação a tais “ajustes de conduta”. E sugestões de como respeitar o equilíbrio entre os duros fatos da vida, e as boas notícias que a medicina nos reserva. Professor e especialista, Rosenfeld, explica que o envelhecimento não é um processo isolado, mas o resultado de muitas mudanças em todos os sistemas e órgãos do corpo. Da deterioração da aparência à queda do nível de energia, da artrite ao câncer e derrame, da osteoporose e males cardíacos à perda de audição e problemas de visão, o autor nos diz exatamente como retardar, prevenir e tratar os sinais do envelhecimento. Escrito de maneira simples e clara, acessível até mesmo ao mais leigo dos leitores, ensina como sua qualidade de vida pode ser beneficiada pelos últimos avanços da medicina – do Viagra aos mais recentes meios de reposição de estrógenos.
Esteja você na casa dos 30, dos 40, dos 50, dos 60, saiba que é possível assumir o controle de seu corpo, viver agora e envelhecer depois. Mas, para que isso aconteça tenha sempre em mente que o processo de envelhecimento se inicia com o nascimento, que os exercícios físicos devem iniciar quando o indivíduo começa a dar os primeiros passos, cultive o hábito de praticar exercícios, moderado, sem exageros, 30 minutos por dia é o suficiente, não seja viciado em poltronas, evite excessos e seja muito alegre. Não se leve tão a sério, tenha em mente que você não é indispensável, do lugar que você veio há muitos outros. Aprenda a sorrir – antes de mais nada, de você mesmo. Uma boa gargalhada é o melhor remédio, seja ela de marca ou genérica. Você pode conservar uma mente e um corpo intactos, mesmo que sofra de alguma doença. Pode manter seu vigor apesar de um problema de saúde crônico, contanto que o trate. Estabeleça a meta de viver bastante e dono de todas as suas faculdades, sentindo-se forte e bem, capaz de desfrutar cada dia, e esperando com prazer pelo alvorecer do dia seguinte. Tenha em mente que esse objetivo é realista e perfeitamente alcançável.
O livro de Rosenfeld ocupou várias semanas o primeiro lugar entre os títulos mais vendidos nos Estados Unidos. A qualidade do texto foi também reconhecida entre especialistas. Vamos ler?

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar