Pesquisar
Close this search box.

Valorização dos professores é marca da escola

https://www.jcam.com.br/PGB1_2402_009.bmp

No ano em que completa 25 anos no Amazonas, a Cultura Inglesa chega à segunda geração de alunos e comemora a renovação constante de seu quadro de profissionais. Além dos professores de carreira, uma forte característica notada nas unidades de Manaus é a escolha de ex-alunos por se tornarem professores. Para acolher e proporcionar a estes a qualidade que a profissão requer, o treinamento e desenvolvimento dos professores tem sido uma das missões da escola.
A busca pela excelência e qualidade no ensino da língua inglesa está na gênese da Cultura Inglesa no Amazonas e nos seus mais de 70 anos de Brasil, ao lado da ABCI (Associação Brasileira de Culturas Inglesas), explica a coordenadora de desenvolvimento da Cultura Inglesa em Manaus, Zaira Coutinho. “Nosso cuidado quanto ao desenvolvimento dos professores é algo que está nas origens da Cultura Inglesa no país e nas unidades do Amazonas. A professora Elsa Hardy, fundadora da C.I. em nosso Estado, por ter sido acadêmica por muito tempo, tem como foco a qualificação e a busca incessante pelo conhecimento,” afirma.
A constante qualificação do corpo docente da C.I. é refletida na enorme clientela da escola. “Ao longo dos anos, a Cultura Inglesa conquistou um padrão de excelência que valorizou o ensinar o idioma inglês. Ser professor hoje pode ver isso como uma carreira, não como ocupação de fim de semana após a formação,” conta Zaira, que continua “Muitos ex-alunos tornam-se trainees e professores. Estes por terem o conhecimento da metodologia aplicada e o padrão Cultura Inglesa, demonstram ter mais dedicação e primam por atender com excelência nossa clientela que é grande e seleta,” ressalta.
O ambiente e a qualidade oferecidos pelas escolas Cultura Inglesa fidelizam ex-alunos e conquistam novos, o mesmo valendo para profissionais. “Não basta saber o inglês para se dizer apto a ensinar. Nossos professores, antes de tudo, devem gostar do que fazem, gostar de pessoas e do ambiente em que estão inseridos, daí a facilidade de nossos ex-alunos quando resolvem ser trainees ou professores,” disse Zaira.
Valorização
A C.I. segue uma política de valorização do professor, que conta com acompanhamento pedagógico, incentivo a participação em eventos como a CIARC (Cultura Inglesa Amazonas Roraima Conference) e congresso nacionais da ACINNE (Associação das Culturas Inglesas do Norte e Nordeste Conference), conta a coordenadora. “Para nossos professores temos sempre o incentivo. Facilitamos e apoiamos a participação em congressos nacionais e regionais, o que representa ao corpo docente da Cultura Inglesa, uma experiência que não tem preço” resume.
Ainda de acordo com a coordenadora, este novo conceito de valorização do professor de inglês, faz com que as concorrentes se empenhem em melhorar seu padrão de ensino. “Praticamente criamos uma nova regra na cidade. Pessoas que já lecionam nos procuram para melhores resultados, incorporando nossos valores ao seu estilo de ensinar,” finaliza.

Cursos e testes
Para quem deseja aproveitar as oportunidades de emprego na área de educação, a Cultura Inglesa Manaus abre inscrições para o curso de Treinamento de Professores de Língua Inglesa ou BTTC (Basic Teacher Training Course). Com reconhecimento nacional, as aulas do curso são ministradas durante um semestre e os temas são elaborados por especialistas em treinamento de professores com alta qualificação nacional e internacional, visando unir as experiências de todos eles e o padrão Cultura Inglesa de ensinar.
O curso é destinado a professores com pouca ou nenhuma experiência que pretendem entrar no mercado de ensino de línguas. Ele é composto de um componente teórico e um componente prático em sala de aula.
Enfocando os conhecimentos essenciais a todos os professores de inglês, o TTK (Teaching Knowledge Test) é um teste que avalia os conhecimentos pedagógicos do professor e não sua habilidade didática. É flexível, acessível e de grande valia em qualquer momento da carreira profissional, independentemente da experiência docente ou da preparação profissional.
A preparação para TKT proporciona aos candidatos a oportunidade de aprofundar conhecimentos acerca do ensino de Inglês e melhorar a compreensão de conceitos relacionados ao idioma e seu uso, assim como a teoria e a prática do processo de ensino e de aprendizagem.

Artur Mamede
[email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar