Pesquisar
Close this search box.

Vale-tudo na campanha em Coari

Um precedente perigoso está sendo aberto pelas autoridades de fiscalização em Coari, cidade do Médio Solimões que tem a maior arrecadação do interior amazonense e elegerá um novo prefeito em eleição suplementar no dia 5 de dezembro. Ali as duas principais chapas protagonizam um “vale-tudo” eleitoral, com a utilização aberta das máquinas públicas municipal e estadual; um festival de baixarias nas redes sociais e em aplicativos de conversas e até ameaças de morte de lado a lado, sem que a Justiça Eleitoral ou o Ministério Público se movimentem para impedir a selvageria. A Prefeitura local distribui de fogão a remédios em nome de seu candidato, enquanto o Governo do Estado promove todo tipo de ação para beneficiar seu lado. A guerra que se instalou no município mira não apenas no maior cofre interiorano, mas também nas eleições estaduais de 2022. Os candidatos e seus apoiadores tratam a disputa como uma prévia. E isso tem consequências imprevisíveis, porque ambos os lados parecem dispostos a tudo para vencer.

CATADORES

O Banco da Amazônia divulgou edital com o objetivo de selecionar propostas para credenciar e contratar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para realização de coleta seletiva dos resíduos sólidos descartados dentro das dependências da instituição e nas áreas de abrangência, para doação.

MINERAÇÃO

A Suframa irá sediar nos dias 23, 24 e 25 o I Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração na Amazônia. O objetivo do evento – que é gratuito e também terá transmissão on-line – é discutir formas e alternativas para a região usufruir de ativos naturais existentes, como os minérios e o gás natural, em plena consonância com matrizes de sustentabilidade.

SIMPÓSIO


A 5ª edição do Simpósio Nacional de Ouvidorias promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM (Facebook, Instagram e YouTube). O evento será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 8h30 (horário de Manaus) pela primeira vez no Norte do país..

REVISÃO


Nos próximos dias, mais 115 mil correspondências do Programa Mapa de Manaus serão remetidas pela Prefeitura de Manaus, via Correios, aos proprietários de imóveis de vários bairros na capital. As cartas contêm informações cadastrais revisadas e atualizadas dos imóveis, levantadas durante as ações executadas nesta última etapa do projeto, na qual agentes cadastradores percorrem os bairros para coletar e atualizar as informações.

ATUALIZADOS


Com isso, já são contabilizados aproximadamente 161 mil imóveis com dados atualizados. Conforme explicou o secretário de Finanças e Tecnologia da Informação, Clécio Freire, os dados foram levantados com auxílio de tecnologias de geoprocessamento por meio de imagens aéreas métricas, perfilamento a laser, varredura por mapeamento móvel terrestre em 360° e vistorias em campo.

PROSAMIM+

O Governo do Amazonas publicou, no Diário Oficial do Estado, os editais de licitação para a construção de 112 unidades habitacionais, antecipando o cronograma de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), para dar celeridade ao processo de reassentamento das famílias atendidas. Segundo o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o governo tem a previsão de construir 648 unidades habitacionais, através do Prosamin+.

JUSTIÇA E PAZ


O Tribunal de Justiça do Amazonas realizará na segunda-feira (22), às 8h, no hall de entrada do Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, a abertura oficial das atividades da 19ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que tem entre seus principais objetivos ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha. Nesta terceira e última edição do evento do calendário de 2021, o TJAM pautou mais de 1,6 mil audiências, distribuídas entre os três Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Juizados Maria da Penha), da capital, e as Varas das comarcas do interior do Estado.

AUTISTAS

A Associação Amigos do Autista do Amazonas realiza, até este domingo (21), a 5ª Edição do Bazar Azul. O evento vai acontecer na unidade do Habib’s da Pedro Teixeira, das 10h às 20h. A entrada é gratuita. Os visitantes poderão comprar roupas femininas e masculinas, calçados, assessórios e até mesmo brinquedos e itens de decoração, todos em ótimo estado de conservação e com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado.

FRASES

“Estado e municípios devem R$ 1 bilhão e isso dificulta os investimentos.” Radyr Oliveira, diretor da Amazonas Energia, em CPI da Assembleia Legislativa

“Hoje, no meu sistema, eu não tenho nenhuma fatura em aberto da Amazonas Energia.” Alex Del Giglio, secretário de Fazenda do Estado, também na CPI

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar