Pesquisar
Close this search box.

Vai viajar de carro? Especialista dá dicas para evitar apuros na estrada

Com a pandemia, houve um aumento do turismo interno e as viagens para municípios próximos como Presidente Figueiredo, Manacapuru e Novo Airão se tornaram mais constantes. Curtir uma breve viagem de carro rumo ao interior já é um programa sagrado para muitos amazonenses. Para evitar apuros, como falta de gasolina ou pane mecânica na estrada, é fundamental seguir algumas dicas da Distribuidora Atem, entre elas, manter a revisão do veículo conforme o manual do fabricante e verificar se a documentação do condutor e do carro estão em dia com os órgãos de fiscalização. 

Outra dica é saber o itinerário ou ir com alguém que conheça o trajeto da viagem. Além disso, ter um GPS à mão também ajuda a quebrar um galho e, caso o celular perca o sinal na estrada, a sugestão é deixar o mapa do destino offline no aparelho.  

Segundo o gerente de qualidade da Atem, Eliomar Passos, ter um seguro do carro que cubra situações como guincho sem restrição de quilometragem também é uma maneira de evitar imprevistos. “E, é claro, procurar dirigir com atenção, atendendo as velocidades permitidas e em hipótese nenhuma sob efeitos de bebidas alcoólicas”, reforça.

 E antes de pegar a estrada também é essencial dar uma passada no posto de combustível mais próximo. A Atem possui uma grande rede de postos de abastecimento no interior do estado do Amazonas. Uma lista completa pode ser baixada de forma pública e gratuita pelo site da ANP (https://postos.anp.gov.br/).  

Independente do trajeto ser curto ou longo, o combustível escolhido pelo motorista não faz diferença, no entanto, na estrada o desempenho será melhor por não haver trânsito, sinais e se mantém uma velocidade média sem muitas reduções e acelerações, Passos explica que o uso de aditivos no geral agem como detergente e dispersante nos veículos, mas não diminui consumo.  

“Isso porque eles diminuem o acúmulo de sujeira no tanque, por onde passa o combustível até chegar ao motor, porém esses aditivos devem ser utilizados conforme o manual do fabricante”, explica o consultor na área de combustíveis da Atem.

Transporte clandestino no Centro é alvo de operação da prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou uma fiscalização para coibir o transporte irregular na área central da cidade. A ação contou com a participação de fiscais de transportes do instituto que abordaram veículos e atuaram nos pontos de táxis do Centro, atendendo solicitação do Sindicato dos Taxistas de Manaus (Sintax-AM), que pediu combate a veículos particulares que fazem serviço de táxi.

Transporte clandestino no Centro é alvo de operação da prefeitura
Foto: Divulgação

Conforme o chefe da Divisão de Fiscalização de Transporte do IMMU, Pedro Henrique Alcântara, a fiscalização se estendeu até as 15h, e resultou em sete notificações. “A equipe de fiscalização do IMMU iniciou a operação às 9h, e seguiu até as 15h, para coibir o transporte clandestino no modal táxi. No local, verificamos que carros particulares estavam estacionados em vagas destinadas aos táxis e, por isto, foram autuados. As ações irão continuar em outras áreas da cidade atendendo determinação do prefeito de Manaus, David Almeida, e do diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, para organizar o transporte da cidade”, Pedro Henrique.

A atuação do órgão fiscalizador do trânsito e de transporte foi elogiada pelo Sintax-AM. “Temos verificado veículos não identificados como táxi, que ficam parados na região do centro comercial oferecendo transporte de passageiros, sem ser taxistas ou de serviço de aplicativo de transporte. Esta situação configura irregularidade e, por isto, pedimos apoio do IMMU”, explicou o presidente do sindicato, José Carlos de Sousa.

Foto/Destaque: Divulgação

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar