Pesquisar
Close this search box.

Vai um cafezinho, aí?

https://www.jcam.com.br/1605_B1.png

No sábado (19) e domingo (20), Manaus sediará as primeiras pré-seletivas dos Campeonatos Brasileiros de Brewers e Cup Tasters da região amazônica, um evento organizado pela cafeteria ‘Como em Casa’ em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais. Brewers são os preparadores de café e Cup Tasters são os provadores. As competições ocorrerão na sede da FAS (Fundação Amazônia Sustentável), no Parque Dez, e as finais das duas modalidades poderão ser acompanhadas pelo público presente durante a 2ª edição da Feira da FAS, no dia 20.

Profissionais e amadores, que se inscreveram até o dia 11, irão participar das disputas oficiais dos Campeonatos Brasileiros de Barismo nas duas categorias, Brewers e Cup Tasters, que pela primeira vez estão sendo realizadas na região amazônica, em Manaus. Foram 20 vagas para cada modalidade, e os competidores com os melhores desempenhos na etapa estarão automaticamente inscritos para o Campeonato Brasileiro. Os vencedores da etapa nacional se classificam para o World Brewers Cup e o World Cup Tasters Championship, a serem realizados em Dubai ainda esse ano. “Para agitar ainda mais os Campeonatos de Brewers e Cup Tasters, as principais cafeterias de Manaus realizarão o 1º Amazônia Coffee Fest, um roteiro gastronômico onde os ‘coffee lovers’, os amantes de café que não sabem passar muito tempo sem um cafezinho, poderão experimentar combinações tendo, lógico, o café como protagonista”, falou Analice Carvalho, proprietária da ‘Como em Casa’.

O evento é uma iniciativa dos proprietários de estabelecimentos que trabalham com cafés especiais na cidade, o festival consiste em um roteiro entre as principais cafeterias de Manaus, oferecendo aos consumidores a oportunidade de degustar diferentes cafés em combos com preços fixos e promocionais de R$ 14,90 em todos os estabelecimentos participantes. São cafés 100% Arábica, de diferentes lotes, regiões e extraídos por diferentes métodos, ou mesmo um drinque (frio ou quente) que leve café especial. Os combos também incluem acompanhamentos deliciosos, como pães de queijo, bolos, cookies e salgados. As cafeterias participantes são: Amado Café, Cheirin Bão, Coa.do, Como em Casa, DiCafé, Kalena, L’Albero, One Coffee e Sinhô Casa de Café.

“Os clientes que pedirem os combos nessas cafeterias, receberão um cartão fidelidade que registrará a sua visita em cada estabelecimento, e uma vez que complete o roteiro com os carimbos das 9 cafeterias participantes, receberá um brinde exclusivo do Amazônia Coffee Fest”, revelou Analice. O período do festival começou segunda-feira (14), e segue até o dia 24, quando se comemora o Dia Nacional do Café e marca o início da colheita dos frutos.

Para conhecer os vencedores dois dois campeonatos, é só visitar a segunda edição da Feira da FAS, que acontecerá domingo (20), na sede da Fundação Amazonas Sustentável.

Um grupo de bandas, DJs e artistas agitará o público participante do evento, que começa a partir das 8h, na rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro. A entrada é franca.

Sobre os organizadores do evento

A Associação Brasileira de Cafés Especiais atua em parceria com a World Coffee Events, entidade organizadora do World Barista Championship e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição garante à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, as quais conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Art, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters (torrefação), e Cezve Ibrik (café turco), que não ocorre no Brasil.

A cafeteria Como em Casa, de propriedade do casal Analice Carvalho e Carlos Henrique, foi fundada em 2015, em Manaus. É uma cafeteria inspirada no movimento americano que classifica o atual momento de consumo de café em ‘Terceira Onda’, e trata o café como um produto artesanal, diferenciado por inúmeros atributos, como: qualidade, origem, torra e método de preparo, e que valoriza os métodos manuais de extração. Única cafeteria membro da Associação Brasileira de Cafés Especiais na região Norte e certificada como centro de instrução da Associação Internacional de Cafés Especiais, a Como em Casa se tornou um referencial na área de cursos e capacitações, para profissionais e apreciadores.

Os participantes

Amado Café
Av. Mário Ypiranga, 315, loja 11, edifício The Office, Adrianópolis

Cheirin Bão
Rua Rio Itannana, Centro Comercial Mirage, Vieiralves

Coa.do
Edifício Center, avenida Ephigênio Salles, Aleixo

Como em Casa
Rua Fortaleza, 10, Pça. N. Sra. de Nazaré

DiCafé
Millennium Shopping, av. Djalma Batista

Kalena
Rua Fortaleza, 201, Shopping Adrianópolis

L’Albero
Av. João Valério, 200, Nossa Sra. das Graças

One Coffee
Av. João Valério, 130, Nossa Sra. das Graças

Sinhô Casa de Café
Rua Acre, 120, Vieiralves

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar