Pesquisar
Close this search box.

Vacinação em pessoas a partir de 28 anos é antecipada em Manaus

O governo do Amazonas promove mais um ‘viradão’ na campanha de vacinação contra a Covid-19. Durante dois dias, nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), serão imunizadas as pessoas com faixa etária de 28 anos de idade com a primeira dose contra o coronavírus.

Os postos vão funcionar durante 24 horas. A imunização desse grupo foi antecipada. Antes, estava prevista a vacinação a partir dos 30 anos.  “A faixa etária mudou, nós vamos vacinar quem tem 28 anos de idade ou mais. Então é um avanço, é um salto muito grande que o Estado do Amazonas, que Manaus vão dar neste momento”,  anunciou, ontem, o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), durante entrevista coletiva à imprensa.

Ele fez um apelo para que a população não deixe de tomar a vacina. “Aqui eu aproveito a presença de vocês (imprensa) pra fazer um apelo à população que tem essa idade, que está nessa faixa etária, que não deixe de se vacinar”, acrescentou o governador Wilson Lima.

De acordo com a SES-AM (Secretaria de Estado da Saúde) e a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), os três postos que funcionarão durante a madrugada são o Sambódromo, a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

No Sambódromo, o mutirão terá início às 9h desta terça-feira e seguirá, sem intervalos, até as 18h de quarta-feira, com 33 horas de vacinação. A Arena da Amazônia e o Vasco Vasques funcionarão das 18h de terça às 18 h de quarta-feira e os postos da prefeitura de Manaus vão funcionar no horário habitual.

A população que for a um dos pontos de vacinação deve apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, CPF, e comprovante de residência (original e cópia), orienta a campanha de vacinação.

Segundo o governador Wilson Lima, cerca de 100 mil doses de vacinas estão sendo disponibilizadas para o mutirão. Ele destacou que todos os imunizantes disponíveis no Amazonas garantem a proteção contra a doença. 

“Todas as vacinas que chegaram ao Amazonas passaram por testes, foram liberadas pela Anvisa (Agência Nacional de Saúde), há comprovação da eficiência dessas doses. Então, faço um apelo para que as pessoas se vacinem independentemente da vacina que esteja disponível”, ressaltou.

Wilson Lima disse, ainda, que se o ritmo de entregas de vacinas pelo governo federal for mantido, toda a população no Estado terá recebido a primeira dose do imunizante até o fim de agosto.

Novo alerta

A FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) (FVS-AM) voltou a alertar sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19, recebendo a segunda dose da vacina contra a doença.

Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento à data da próxima etapa da imunização, registrada pelas equipes das secretarias municipais de saúde. No Amazonas, 79.290 pessoas estão com o esquema vacinal atrasado.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, reforça que a vacina terá efetividade se for aplicada da maneira indicada, em duas doses. “A pessoa que recebeu a primeira dose, mas não retornou para a segunda aplicação não terá a mesma imunização que alguém que realizou o esquema completo com as duas doses. Por isso é importante ressaltar que, ainda que esteja com atraso, a pessoa procure a unidade de saúde para completar a imunização”, afirmou Cristiano.

O processo de imunização começa na primeira dose com a produção de anticorpos, mas é preciso completar o esquema de vacinação.

“A produção desses anticorpos, que são específicos contra o SARS-CoV-2, só atinge sua maior eficácia sobre a doença após a segunda dose da vacina”, explica a infectologista Solange Dourado, responsável por eventos pós-vacinais Crie/FVS (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais da FVS).

No Amazonas, as vacinas disponíveis são Coronavac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/Comirnaty. Todas requerem uma segunda aplicação para completar a imunização contra a Covid-19.

No último sábado, 5.108 pessoas com 22 anos ou mais receberam a primeira dose em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) durante o mutirão Vacina Amazonas, realizado pelo Estado em parceria com o Município. Em Manacapuru e Novo Airão, pelo Vacina Amazonas, 8.240 doses foram aplicadas no público a partir dos 25 anos de idade. Na primeira edição do Vacina Amazonas em Manaus, 141 mil pessoas acima dos 40 anos receberam a primeira dose da vacina.

No Amazonas, 1.870.784 doses foram aplicadas até este domingo (27/06), sendo 1.334.715 de primeira dose e 536.069 de segunda dose.

Foto/Destaque: Diego Peres/Secom

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar