Pesquisar
Close this search box.

Vacina chega e traz esperança

Vacina chega e traz esperança

O Estado do Amazonas recebeu ontem mais de 300 mil doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantã, e deve começar a aplica-la hoje em profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. Mais do que um medicamento, trata-se da maior esperança no combate à Covid-19, que tem infelicitado milhares de lares no Amazonas e especialmente nos últimos 20 dias causou a superlotação dos hospitais públicos e privados, além das unidades de saúde que atendem diretamente nos bairros. As cenas tristes registradas na cidade deram lugar ontem a manifestações de alegria com a possibilidade da vacinação, que não chegará a toda população imediatamente. Apesar da situação grave por que passa o Estado, as previsões mais otimistas indicam que apenas no final do ano os grupos não prioritários terão acesso à imunização. Idosos, profissionais de saúde, índios, portadores de comorbidades e quilombolas deverão estar aliviados antes, até julho.

CHAMAMENTO

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Serviços Compartilhados, realizou ontem o chamamento público nº 005/2021 para realização de Dispensa de Licitação, que visa contratar empresas para atender as necessidades do Hospital Nilton Lins, que atenderá pacientes infectados com Covid-19, no período de 90 dias.

MEDICAMENTOS

Já a Central de Medicamentos do Estado do Amazonas lançou o chamamento público para aquisição emergencial, visando adquirir medicamentos para manter o abastecimento das unidades de Saúde do Estado. A Cema pretende adquirir 19 medicamentos, totalizando mais de 1,8 milhões de materiais para saúde-farmacológico.

USINA

usina
Dhyeizo Lemos / Semcom

O prefeito David Almeida (Avante) anunciou que negocia a instalação da primeira usina de oxigênio da Prefeitura de Manaus. A estrutura será montada na Maternidade Moura Tapajóz, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da capital, e fornecerá o insumo para todos os serviços de saúde administrados pelo município. A informação foi dita durante entrevista remota concedida à Globo News na noite deste domingo, 17/1.  

VENEZUELA

Chegou ontem à noite a Manaus um total de 107 mil m³ de oxigênio doados pelo governo do estado venezuelano de Bolívar. As carretas, cada uma transportando cerca de 25 mil metros cúbicos, atravessaram a fronteira do Brasil com a Venezuela na tarde de domingo (17). O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), entrou em contato com o governador de Roraima, Antonio Denarium, para dar o apoio necessário na passagem do carregamento pelo estado vizinho.

NEGATIVA

Em reunião entre Secretaria de Estado de Saúde, Tribunal de Justiça e órgãos de controle do Amazonas, o diretor executivo jurídico da empresa White Martins na América do Sul, Gustavo Costa, reafirmou que é falsa a informação de desabastecimento de oxigênio para os hospitais do Amazonas por falta de pagamento pelo Governo do Estado. Na reunião, Costa foi categórico e classificou a ação de distribuição de notícias falsas e boatos sobre o assunto como um ato inescrupuloso.

AJUDA

O Governo do Amazonas está recebendo, em média, quatro voos diários da Força Aérea Brasileira com oxigênio líquido para abastecer as unidades de saúde do Estado. Cada aeronave tem capacidade para transportar até cinco mil metros cúbicos do insumo, e o envio do material faz parte da ação integrada entre Governo do Estado, FAB e Ministério da Saúde, para reforçar o abastecimento da rede de hospitais.

VIDEOCONFERÊNCIA

audiência
Divulgação

Diante da proposta de reformulação da Resolução nº 204/2019, que dispõe sobre a apresentação, análise, aprovação e acompanhamento de projetos industriais, o Ministério da Economia e a Superintendência da Zona Franca de Manaus realizam audiência pública, nesta quarta-feira (20), às 10h, para discutir o tema. O evento será realizado por videoconferência e será, ainda, transmitido pelo canal do YouTube da Suframa (suframanews).

BONS NÚMEROS

A Junta Comercial do Estado do Amazonas registrou, na primeira quinzena de janeiro de 2021, um crescimento de 10,5% no número de novas constituições de empresas no estado, segundo dados do Sistema de Registro Mercantil da autarquia — vinculado ao Ministério da Economia. O aumento é em comparação aos números da segunda quinzena de dezembro de 2020, onde foram arquivados, pela Junta Comercial, 266 novos empreendimentos, número esse já superado no período de 1º a 15 de janeiro de 2021, quando foram abertas 294 novas empresas no Amazonas.

FRASES

bolsonaro

“A vacina é do Brasil, não de um governador.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, depois de criticar bastante a Coronavac

“Não posso entrar nem como rainha?” Sandy Brasil, que ganhou recentemente um concurso de miss em Manaus, querendo entrar no Hospital 28 de Agosto. Ela será investigada por isso

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar