Pesquisar
Close this search box.

Vaccarezza fica à frente de grupo na Câmara

Mesmo diante do impasse dentro da bancada petista por conta do comando do grupo de trabalho da reforma política, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou nesta terça-feira (16) que o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) irá coordenar as atividades do comitê. O peemedebista afirmou que irá instalar o colegiado às 14h30 desta terça.
“O Vaccarezza, a convite nosso, vai coordenar o grupo. E o PT vai indicar seu representante”, enfatizou.
Criado na última quarta (10), 14 parlamentares foram indicados para o grupo, sendo dois do PT. O comitê terá três meses para apresentar propostas de modificação nas regras políticas e eleitorais.
Os indicados foram, além de Vaccarezza, Henrique Fontana (PT-RS), Marcelo Castro (PMDB-PI), Marcus Pestana (PSDB-MG), Guilherme Campos (PSD-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Luciano Castro (PR-RR), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG), Miro Teixeira (PDT-RJ), Antonio Brito (PTB-BA), Leonardo Cadelha (PSC-PB), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), e Sandro Alex (PPS-PR).
Inicialmente, o grupo de trabalho contaria com um deputado por partido. A indicação de Vaccarezza para a coordenação gerou mal-estar com o deputado Henrique Fontana (PT-RS). Fontana, que nos últimos dois anos havia relatado diversos projetos de alteração no sistema político e eleitoral brasileiro, postulava a presidência do colegiado da reforma política.

Impasse

No dia em que o colegiado foi criado, Henrique Alves teve de suspender sua instalação por conta da divergência entre Fontana e Vaccarezza. Líderes do PT tentaram administrar a crise interna, porém, os dois deputados resistiam em abrir mão do posto de coordenador.
Inicialmente, a bancada petista havia avalizado a presença de Fontana para o grupo devido à experiência que ele acumulou como relator das propostas de reforma política. Alves, no entanto, surpreendeu os petistas na última semana ao indicar Vaccarezza para a presidência do colegiado.
Na noite desta segunda (15), uma reunião a portas fechadas entre os dois candidatos à vaga e os líderes do PT na Câmara tentou, mais uma vez, encontrar uma solução para a rixa. Durante o encontro, relataram petistas, Fontana e Vaccarezza discutiram diante dos colegas de Legislativo. A conversa durou cerca de três horas e acabou sem consenso.
Ao final da reunião, o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), informou que iria conversar nesta terça com Henrique Alves para ouvir dele, oficialmente, sobre o convite para Vaccarezza dirigir os trabalhos. Tanto Fontana quanto Vaccarezza deixaram o encontro sem falar com a imprensa.

Fontana

Segundo a assessoria de Henrique Fontana, ele irá se manifestar sobre o episódio somente após o encerramento da solenidade de instalação dos grupo. Vaccarezza também convocou uma entrevista coletiva para 15h.
Na segunda, Vaccarezza havia dito que não pretende recursar o convite para presidir o colegiado.
“Eu não me candidatei, não articulei meu nome, não pedi para ser, nem estava disponível. Eu fui convidado para ser coordenador. Se o Henrique [Alves] me indicar, vou aceitar a coordenação”, afirmou antes de reunião do PT.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar