11 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Utilização proporciona vantagem às empresas

Modelo de negócio leva o cliente a ter acesso a recursos de TI (hardware e software) que são hospedados e ofertados pelos fornecedores como “serviços”

Tendência consagrada mundialmente, o cloud computing proporciona satisfação aos usuários com redução de custos de infraestrutura e manutenção, pouco esforço de implementação, economia de tempo, flexibilidade e confiabilidade. Trata-se de um modelo de negócio em que o cliente tem acesso a recursos de TI (hardware e software) que são hospedados e ofertados pelos fornecedores como “serviços” por demanda e através da internet (de onde veio o termo “nuvem”).
De acordo com Jeferson Mantovani, gerente da unidade de Campinas da Unione, empresa que atua nacional e internacionalmente na área de TI, apesar de toda movimentação na mídia e no mercado em torno do termo cloud computing, executivos de vários setores da economia ainda lançam questionamentos sobre as vantagens desse modelo, principalmente em relação à confiabilidade – já que as informações são armazenadas fora da sede da empresa – e também em relação à performance – dado que o acesso remoto à essas informações exige maior velocidade.
Ainda assim, o que torna esse modelo de negócio cada vez mais atraente, na opinião do executivo, é o avanço da tecnologia em relação a prover segurança e velocidade, aliado a um custo de aquisição e propriedade cada vez mai baixo, flexibilidade para se contratar, ampliar, reduzir e rescindir o serviço necessário a qualquer tempo, além de permitir ao cliente a terceirização de grande parte de sua infraestrutura de TI.
Mantovani afirma que, além da possibilidade de se utilizar software como serviço e sob demanda (conceito conhecido pela sigla “SaaS”), outras ofertas estão se popularizando também na nuvem: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS), desenvolvimento como serviço (DaaS) e outras mais.
Todo esse processo atende às necessidades prementes das empresas em focar no core business com agilidade e flexibilidade, caracterizando uma nova forma de lidar com TI. “Ninguém mais tem tempo para longos processos de aquisição de equipamentos, instalações, configurações, capacitação de pessoal etc.”, diz o executivo da Unione.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email