Uso dessa imagem é um gol contra os interesses do AM

Discordei, totalmente, do uso dessa imagem (nossa floresta pegando fogo) pela secretaria de meio ambiente para divulgar o plano de combate às queimadas no Amazonas. Sou contra o desmatamento ilegal, incêndio criminoso, grilagem etc. Sou plenamente a favor das medidas anunciadas, recentemente, pelo governador Wilson Lima para combater os incêndios que sempre acontecem nos períodos de estiagem. Mas usar essa imagem que vai, certamente, percorrer o mundo não é uma boa estratégia social, econômica, nem ambiental ao nosso Amazonas.

Recentemente, fomos notícia negativa na imprensa mundial por causa do coronavírus. Felizmente temos uma situação mais equilibrada, amenizada, contornada com a união do município, estado, governo federal e por atitudes responsáveis do governador Wilson Lima.

Agora, ainda com a pandemia crescendo no interior, vejo a propaganda da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA ao lançar o plano estadual usando a frase "EMERGÊNCIA AMBIENTAL" destacada em VERMELHO e como pano de fundo a imagem da floresta em chamas. Deu até medo! Pergunto: É assim que está nossa floresta hoje? Lógico que não! O decreto governamental é para manter o verde, e não o fogo.

Usando termo do futebol, o uso dessa imagem é fazer um gol contra o próprio estado. É um gol contra o turismo, a economia, os ribeirinhos e por aí vai…não ganhamos nada com essa imagem altamente negativa…e o pior, ela que não traduz a nossa realidade que é de muito, mas muito verde. A correta iniciativa do estado com o decreto é manter a floresta em pé, é manter o verde. Então, qual a razão de não usar como pano de fundo a nossa bela floresta verde?  Essa é a intenção do decreto, manter o verde, e não o fogo. Aliás, temos 97% preservado, e somente 3% desmatado. Essa imagem com a floresta pegando fogo passa a impressão do inverso, ou seja, parece que temos 97% do estado pegando fogo, e apenas 3% preservado. Nosso estado não merece essa propaganda negativa, nosso caboclo não merece isso, é injusto com ele mostrar essa imagem com fogo ao mundo, pois sabemos que ele preservou o verde em 97% do território estadual, e não é essa nossa realidade. Enquanto superintendente da Conab, participei de capacitação com a experiente jornalista da GLOBO, Delis Ortiz. Lembro como se fosse hoje, ela me disse: "Thomaz, imagem não se contesta". Repito, sou contra o desmatamento, grilagem, incêndios criminosos e a favor das medidas anunciadas pelo governo Wilson Lima, mas nem de longe essa imagem retrata a realidade ambiental do Amazonas. Volto a repetir, aqui temos 97% preservado, apenas 3% desmatado. É preciso retirar essa imagem, ela não agrega em nada, e não traduz o exuberante verde que temos em nossa região. A quem interessa uma imagem tão negativa?

*Thomaz Antonio Perez da Silva Meirelles, servidor público federal aposentado, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: [email protected]

Fonte: Thomaz Meirelles

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email