Uso de energia limpa cresce 16% ao ano

O uso de fontes de energia limpa vem crescendo rapidamente. Mesmo com a crise econômica, a capacidade de energia global vinda de fontes renováveis cresceu 16% em 2008, ­alcançando 280 mil megawatts (MW), índice que está aumentado neste ano.
A geração de energia solar por painéis fotovoltaicos conectados à rede, é uma das que mais cresce, alcançado uma capacidade de 13GW.
Já os biocombustíveis também tem grande destaque, tanto na produção de biodiesel quanto de etanol, que no último ano aumentaram seu consumo em 34%.
Em seguida, o melhor desempenho veio do setor eólico, o qual teve um incremento de 29%, chegando a 121GW ou mais que dobrando a capacidade instalada mundial de 2005, que era de 59GW.
Estes números resultam de políticas favoráveis motivadas pelas preocupações com as mudanças climáticas e a segurança energética.
Muitos governos vem adotando novas políticas ligadas a energia limpa e já estabeleceram metas ambiciosas. Hoje, já são 73 países que possuem metas claras para as energias renováveis.
Para posicionar o atual estágio das energias renováveis no Brasil e no mundo estarão reunidos em Curitiba, de 18 a 21 de agosto de 2009, alguns dos principais especialistas na área. O encontro acontecerá durante a realização do 4º Congresso Internacional de Bioenergia e 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis.
Alguns especialistas internacionais como Thomas Amon, da Universidade de Viena, Annette Hester e John Benemann, dos Estados Unidos, Dirk Assmann, da Alemanha, Vicenza Faraco, da Universidade de Nápoles, Itália, além de outros, estarão proferindo palestra durante o evento, dando uma visão do que acontece no mundo em áreas específicas onde as energias renováveis são aplicadas.
Pelo Brasil, pesquisadores e especialistas de empresas e universidades também terão espaço privilegiado para destacar o atual estágio e perspectivas das energias limpas no País. O programa completo do evento está disponível no site www.eventobioenergia.com.br.

Evento internacional

Paralelamente ao Congresso acontece a segunda edição da BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel. A feira visa mostrar tecnologias e equipamentos para produção de energia renovável, proveniente de várias fontes como vento, sol, produtos agrícolas, algas marinhas, resíduos florestais, gás metano e até mesmo lixo urbano.
Uma usina móvel completa de biodiesel estará em funcionamento durante a Feira.
A Feira e o Congresso acontecem de 18 a 21 de agosto de 2009, no ExpoUnimed Curitiba e Teatro Positivo. A Coordenação Técnica do evento é da Fupef-UFPR, com o apoio da Itaipu, Copel, Andritz e Unido, patrocinadoras do evento. A promoção é da Porthus Eventos, com o apoio de mais de 70 entidades e universidades brasileiras.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email