Pesquisar
Close this search box.

Universo geek invade Manaus

Entre sábado, 16, e domingo, 17, sábado e domingo, Manaus vai conhecer o maior evento geek realizado até agora na cidade, o Amazon Animex Con, organizado pela Amazon Produções em parceria com a Ibussines. O evento acontece no Sesi – Clube do Trabalhador, São José, e é aberto a todos os públicos, crianças, jovens e adultos, estes, que por sinal foram os primeiros a presenciar o início da cultura geek, a partir de 1977 com a exibição do filme ‘Star Wars, uma nova esperança’. Desde Star Wars começou-se a cultuar tudo que estava relacionado à tecnologia e eletrônica e as raízes da cultura geek foram se expandindo com o fanatismo por jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e RPGs.

No final da década de 1990 e início de 2000 os desenhos japoneses também ganharam aficionados geeks: Yu-Gi-Oh, Dragon Ball e Dragon Ball Z, Digimon, Pokémon e Cavaleiros do Zodíaco fizeram sucesso entre a garotada e mesmo sem ser exibidos há anos, até hoje alimentam a saudade dos agora adultos.

Ainda na década de 2000, mais especificamente em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro, da Marvel; e de O Homem de Aço, em 2013, da DC Comics, os super-heróis também entraram no universo geek. Cada um desses segmentos acaba por arregimentar fanáticos e fieis seguidores.

“Geek é uma palavra pequena, mas que reúne um universo gigantesco de pessoas distribuídas numa série de tribos que precisam ser satisfeitas em suas paixões. Fizemos uma contagem e conseguimos detectar mais de 12 tribos diferentes, que se complementam. Não é fácil juntá-las”, falou Alexandre Cardeira, sócio proprietário da Amazon Produções.

“Por isso estamos realizando esse evento gigantesco, procurando satisfazer a todas as tribos. Temos a obrigação de atender igualmente a cada uma delas, porque são pessoas com opiniões muito fortes. Se ‘pisamos na bola’ com uma, nos ‘sujamos’ com todas”, completou.

Tendência de crescimento

Pesquisa realizada no Brasil com o público geek mostrou que 43% investe seu dinheiro em produtos de seu segmento; 63% gasta, em média, mais de R$ 100, por mês com determinado tipo de conteúdo geek e 84% o consome diariamente.

“É inegável a tendência de crescimento desse mercado que acompanha as tecnologias cada vez mais rápidas com mudanças a todo instante, novos conteúdos, novidades, e um público sempre mais ávido por consumi-las”, afirmou.

“Agora surge o universo paralelo, a nova palavra é o metaverso, tudo migrando para o mundo virtual. A pandemia colaborou com isso ao isolar as pessoas, que buscaram por novas formas de entretenimento. Se por um lado isso é ruim porque tira as pessoas do convívio com outras pessoas, por outro traz a comodidade de se fazer quase tudo sem precisar sair de casa”, falou. 

Para estimular o convívio entre amigos e futuros amigos é que o Amazon Animex Con contará com um sem número de atividades como: airsoft baseado em filmes de sucesso tipo War Zone e Free Fire; kids zone e brinquedos infláveis (futebol de sabão, touro mecânico, pula-pula e duelo de cotonetes); cosplays em todos os ambientes; k-pop e just dance para quem quiser dançar, cantar e ensaiar para se apresentar no palco principal; luderia, com RPGs e jogos de tabuleiro; esportes radicais (tirolesa, pista de skate e parede de escalada); campeonatos virtuais; e vários espaços (dance, gamer/arcade, interativo, gamer retrô, e gamer lan house). Além das brincadeiras haverá a presença de dubladores de personagens icônicos; exibição de filmes; bandas locais; pick-ups com DJs; e Youtubers.

Um lado social          

Alexandre lembrou que a Amazon Produções é uma empresa genuinamente amazonense, que já produziu e organizou vários grandes eventos no Amazonas como sete edições do Coca Cola Anime Jungle, em Manaus e Itacoatiara; Feira do Estudante do Norte; Amazon Board Game; Universo Geek Museu; Manaus By Night Music Festival; Festival Retrô Geek; RPG4KIDS; Feirões de Carros, entre outros. Somente no Amazon Animex Con serão 70 profissionais trabalhando

“Com certeza este será o maior evento do gênero no Amazonas. Se houver adesão, como acreditamos que vai haver, pois estamos estimando a presença de cinco a dez mil pessoas nos dois dias do evento, trabalharemos para a próxima edição a fim de colocar Manaus no calendário de eventos desse cunho no Brasil, atraindo público de todo o país para cá”, adiantou.

Alexandre Cardeiras, “trabalharemos para a próxima edição a fim de colocar Manaus no calendário de eventos desse cunho no Brasil”

“Todos nós que estamos trabalhando no Amazon Animex Con somos geeks. Pertencemos a alguma das tribos. Por isso, esse é um evento realizado com todo carinho de fãs para fãs. Eu sou jogador de RPG desde os meus sete anos e jogo até hoje, 30 anos depois. Também cresci assistindo aos Cavaleiros do Zodíaco, na TV Manchete “, recordou.  

E o acontecimento terá um lado social numa parceria com a Fundação Dr. Thomas, GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) e IAI (Instituto Amazonense de Inclusão).

“Todo PCD, com acompanhante, terá acesso gratuito. Também haverá uma apresentação de cosplays PCDs com não PCDs numa demonstração de inclusão. Para completar, haverá desfile de pets”, finalizou.

Informações: 9 8255-7255.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar