União Europeia dá sinal verde para pagamento da 5ª parcela de ajuda

A aprovação das medidas de austeridade pelo Parlamento da Grécia significa que, agora, existem condições para fazer o quinto pagamento do programa de ajuda de 110 bilhões de euros oferecido ao país no ano passado, afirmou a União Europeia.
Em um comunicado conjunto, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disseram que saúdam fortemente a aprovação das medidas pelo Parlamento e a chamaram de um “segundo passo decisivo” para que a Grécia retorne à saúde econômica.
“As condições agora estão postas para uma decisão sobre o desembolso da próxima tranche da assistência financeira para a Grécia e para o rápido progresso sobre um segundo pacote de assistência”, disseram as autoridades da União Europeia, no comunicado.
A União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional) deverão fazer um pagamento de 12 bilhões de euros para a Grécia até meados de julho. Esses recursos são necessários para evitar que o país declare default sobre sua dívida. A UE e o FMI estão elaborando um segundo pacote de resgate para a Grécia e estabeleceram o dia 11 de julho como prazo final para conclusão do acordo, que deverá incluir o envolvimento dos credores privados.

Vencimentos mais longos

O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, anunciou que os maiores bancos de seu país concordaram em fazer parte de um novo programa de ajuda para a Grécia, aceitando vencimentos mais longos para cerca de 2 bilhões de euros em bônus que atualmente vencem em 2014.
Falando a jornalistas junto com o executivo-chefe do Deutsche Bank, Josef Ackermann, Schaeuble disse que os bancos alemães possuem 10 bilhões de euros em bônus do governo grego, mas cerca de 55% desse montante não vencerá antes de 2020.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email